João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, foi reeleito nesta segunda-feira pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra, órgão constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.
A tomada de posse para o segundo mandato de João Gabriel Silva está agendada para o dia 1 de Março, na Sala dos Capelos. A duração do mandato é de quatro anos.
Doutorado, desde 1988 em Ciências de Engenharia, foi diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia antes de assumir o cargo de reitor, em 2011.
A aposta forte para o período de 2015 a 2019 será o da “internacionalização da Universidade de Coimbra”. Para ele, a Universidade da cidade do Mondego tem uma “escolha muito difícil e muito simples: ou consegue transformar-se numa universidade global, com níveis de ensino, organização e investigação das grandes universidades, ou vai-se transformar numa universidade regional, mais pequena e modesta”.