Unidade entre autarquias é possível, desejável e importante

A candidatura conjunta dos municípios de Mira e Vagos de um milhão de euros ao programa comunitário PO SEUR, com o objectivo de criar um ecocentro que sirva os 40 000 habitantes dos dois concelhos, prova que a unidade entre municípios é possível, desejável e importante.

Com esta atitude, estes dois concelhos vizinhos decidiram avançar com uma candidatura conjunta por “uma questão de escala”, repartindo pelos seus territórios o ecocentro, o ponto intermédio de recolha de resíduos urbanos e um centro interpretativo.

Segundo Raul de Almeida, edil de Mira, trata-se de “um projecto de maior importância para os cidadãos dos dois concelhos, que estabelece um exemplo de cooperação entre municípios e que tem como objectivo final melhorar a qualidade de vida de todos” enquanto que Silvério Regalado, edil de Vagos, destaca a importância do projecto “para as gerações futuras” e realça “a poupança que o ecocentro representará para os dois municípios na gestão e eliminação dos resíduos urbanos”.

Uma atitude de unidade que deve servir de exemplo a outras autarquias, sejam câmaras ou juntas de freguesia, em qualquer área que seja alvo dos caminhos para o desenvolvimento protagonizados pelos autarcas.

E porque acreditamos que os autarcas não têm cor, esperando nós deles que façam, esta ideia de colocar as suas autarquias em movimento de mãos dadas com os vizinhos só pode agradar ao povo não interessando nunca a ideologia que tiverem.

António Veríssimo