Uma mota de água: Mas, que rico presente para os Bombeiros!

Os Bombeiros Voluntários de Mira receberam no final do ano de 2015 uma prenda há muito desejada: uma moto de água, que vem dar mais um valoroso complemento às múltiplas atividades que aquela corporação abraça diariamente.

Este é um veículo (o vigésimo sétimo dos BVM) que circula “mais facilmente que o barco”, conforme palavras do 2º comandante, João Maduro, que gentilmente acedeu a uma pequena conversa com o Jornal Mira Online, para falar sobre este assunto, especificamente.

Homologado para três pessoas, este “novo” meio de locomoção  “é uma mais-valia para quando é necessário entrar em águas bravas”, já que este é capaz de “entrar e sair mais rápido que o barco, pela sua versatilidade”.

Desta forma, João Maduro destaca a importância deste novo equipamento para “salvamentos rápidos”, porém deixando bem claro à consciência de toda a população, de que “nem sempre se pode entrar no mar com a moto… temos de partir do pressuposto que, se somos chamados pela Marinha para uma atuação, é porque existe já um problema e não podemos entrar no mar “as cegas” para criar ainda outro problema!”.

Neste momento os BVM pensam em adquirir uma “maca de resgate”, o que viria facilitar ainda mais o trabalho por altura de uma atuação rápida, o que só trará benefícios para todos…

Quanto à operacionalidade, catorze bombeiros estão habilitados a conduzir a máquina, pois possuem “carta de marinheiro” dentre os 17 elementos que compõem a brigada formada para este tipo de atuações.

Os treinos até agora realizados foram todos, devido às condições atmosféricas diversas, na Barrinha da Praia de Mira, estando agendado um próximo treinamento para o dia 16 de Janeiro, na Barra de Aveiro.

Fica, desta forma, expressa mais uma vez a cordial relação entre os Bombeiros de Mira e toda a população, aqui representada pela Câmara Municipal de Mira que pagou o equipamento na sua totalidade. Este profícuo relacionamento tem sido suportado, também, na confiança dos locais que vêem nestes homens e mulheres, mais uma segurança necessária para o bom desenvolvimento do Concelho…