Uma coleção de sustos antes da festa minhota

O Sporting de Braga está nos oitavos-de-final da Liga Europa. Um ‘bis’ do grego Theofanis Gekas ainda colocou os minhotos em sentido, mas os golos de Josué e Stojljkovic valeram a passagem à próxima ronda, depois do triunfo por 1-2 no terreno do Sion.

O Sporting de Braga confirmou esta quarta-feira a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa com um empate a duas bolas na receção ao Sion, referente à segunda mão dos 16-avos-de-final. Com um resultado agregado de 4-3, depois da vitória por 1-2 na Suíça, os minhotos são a primeira equipa portuguesa a garantir a presença entre as 16 melhores da prova.

Perante bancadas muito despidas face à hora do jogo (17h), os comandados de Paulo Fonseca demonstraram dificuldades na criação de ocasiões durante o arranque do encontro e acabaram mesmo por permitir o golo dos suíços, que tiveram o grego Theofanis Gekas em grande plano. O relógio marcava 16 minutos quando o veterano avançado grego, de 35 anos, desviou com o calcanhar um cruzamento rasteiro e bateu Matheus com classe.

Com o golo, os suíços melhoravam a sua posição e aproximavam-se de uma reviravolta, mas aos 28 minutos foi a vez do grito minhoto. O árbitro Liran Liany assinalou uma grande penalidade por falta de Assifuah sobre Hassan e, na conversão, Josué não perdoou. Bola para o centro da baliza, guarda-redes para o lado direito e o 1-1 na partida.

Apenas dois minutos depois do golo de Josué, porém, Gekas voltou a festejar. O recente reforço do Sion aproveitou uma jogada confusa na grande área do Sp. Braga para empurrar para o fundo das redes, fazendo o 1-2 que permitia aos suíços igualarem a eliminatória a três bolas.

O intervalo chegou com esse empate na eliminatória mas pouco depois do apito para o arranque do segundo tempo os minhotos voltaram para o lugar do piloto. Baiano entregou a Rafa Silva, que assistiu Stojiljkovic para o 2-2 que dava vantagem à equipa de Paulo Fonseca.

A restante segunda parte pertenceu em grande parte ao Sporting de Braga, com o Sion a acusar falta de fé para continuar em busca da reviravolta no Municipal de Braga. Os minhotos seguraram o 2-2 e ainda ameaçaram em mais algumas ocasiões – Hassan cabeceou para fora aos 67′ e acertou num defesa aos 80′ – mas em cima do apito final foi o Sion a ficar próximo do golo que viraria tudo: Ruefli acertou no travessão da baliza de Matheus.

O Sporting de Braga garante assim a presença na próxima ronda da Liga Europa. Têm agora a palavra FC Porto e Sporting, que precisam de virar desvantagens para seguirem em frente na prova.

Fonte: sapo desporto