Integrado no Fim de Semana do Ambiente, organizado e dinamizado em conjunto pela Associação Cultural e Recreativo do Seixo, pela Junta de Freguesia e pelo Agrupamento de Escuteiros, o Seixo realizou, a campanha “Uma CASA um ECOPONTO”, financiada pelos Bairros Saudáveis, no âmbito do projeto SEIXO Comunidade FIS – Feliz, inclusiva e saudável ,em que cada família teve a possibilidade de receber um ecoponto doméstico, acompanhado de um folheto de sensibilização, informação e formação sobre a necessidade, a mais valia e prática da separação de lixos e da reciclagem.
A campanha teve uma forte adesão por parte da população, salientando aqui, de forma especial, alguma população migrante, o que demostra o esforço que a Comunidade, através deste e de outros projetos faz, para a sua integração social e comunitária. Todos ficaram sensibilizados e assumiram o compromisso de melhorar a separação dos lixos, dando melhor uso aos ecopontos.
Esta atividade especifica integrou-se num conjunto de atividades mais vastas realizadas durante todo o fim de semana e que envolveram a população, as crianças e alunos das escolas, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da CERCI – Mira e os mais de 100 jovens que integram o Agrupamento de Escuteiros. Todo o restante fim de semana foi direcionado para sensibilização sobre o meio ambiente, com uma palestra sobre o meio ambiente, uma plantação comunitária, uma exposição de sensibilização ao abandono de monos pela freguesia e uma caminhada pelo ambiente.
Foi muito interessante assistir à forma como cada família recebia o seu ecoponto e o desdobrável que o acompanhava, como colocava questões e era elucidada com o que fazer a seguir e como partilhou, nas redes sociais, a sua fotografia recebendo o ecoponto com comentários como:
“Muito orgulho em viver nesta freguesia.”
“Uma ótima iniciativa! Todos por um ambiente mais saudável!”
Pode, pois, dizer-se que ninguém ficou de fora desta grande, oportuna e muito participada ação integrada de sensibilização e educação ambiental