Uma “boa onda” para o turismo da região centro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra criou a iniciativa ’Caravana Surf No Crowd’, em parceria com os municípios de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz, anunciou hoje aquela organização.

“Com o programa ‘Surf No Crowd’ queremos transformar as praias nos concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz e Mira num só destino de surf para famílias e amigos”, disse em conferência de imprensa o presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal) da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino.

O programa assenta no mote “Longe das Multidões, mas perto das melhores ondas do Litoral Centro”.

A iniciativa tem como objetivo “demonstrar a potencialidade dos destinos Surf No Crowd, evidenciando as singularidades de cada território para atividades ligadas à prática de surf, bodyboard, stand up paddle, entre outras modalidades náuticas”, refere uma nota de imprensa.

“O que se pretende é dinamizar a procura das condições de excelência para a prática da modalidade, preservando a sua identidade, singularidade e atraindo os surfistas, que valorizam o contacto com a natureza”, disse a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, presente na sessão. “Queremos que descubram o nosso património, se deliciem com a nossa gastronomia e que degustem dos nossos vinhos”, sublinhou.

O evento decorre no dia 5 de junho na praia da Tocha, concelho de Cantanhede, 12 de junho nas praias de Mira e Poço da Cruz, terminando em 19 de junho nas praias da Cova Gala e Hospital, Figueira da Foz.

O presidente da entidade Regional Turismo Centro, Pedro Machado, referiu, na conferência de imprensa, os pilares da retoma turística e salientou este projeto como “um dos elementos que permitem retomar a confiança das pessoas”.
“Este posicionamento do ’Surf No Crowd’ é um daqueles que se inscrevem num dos eixos de segmento com probabilidades de aumentar, quer das tendências nacionais, mas sobretudo das tendências internacionais, que é trazer outra camada para o surf que não é necessariamente a camada de competição, com a possibilidade de ser mais abrangente, chegado a novos públicos”, sublinhou.

Gonçalo Cadilhe, escritor de viagens e surfista, Miguel Blanco, bicampeão nacional de surf, e Cláudia Pinto, apresentadora e modelo, são os embaixadores que vão participar nesta iniciativa.

“Queremos associar o surf à natureza e este projeto vem alavancar isso, bem como o turismo de natureza ligado à gastronomia e à economia local”, disse o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

Este projeto assume-se, a par de outras ofertas turísticas do território, como uma estratégica de atenuação da sazonalidade. Todas as atividades vão ter uma participação limitada, sujeitas, por isso, a uma inscrição prévia, através do preenchimento de um formulário disponível na rede social do ’Surf No Crowd’ no Facebook.

Lusa / Jornal Mira Online