Um São Tomé servido com Religião, Cultura, Gastronomia e sorrisos!

25.7.2024 –

As Festas em Honra de São Tomé terminam esta noite. Entretanto, já abriu o apetite de quem vai querer voltar em 2025…

Enquanto a Procissão desta tarde destaca-se como o ponto mais alto da parte religiosa do certame, a Procissao das Velas deixou na noite de ontem, um rasto de luzes que iluminaram a Vila e – espera-se que sim – um pouco mais, de uma humanidade tão necesitada de esperança nestes tempos conturbados e repletos de incertezas.

Desde a música à dança, das Tasquinhas aos Expositores, das luzes das ruas às dos palcos, tudo conjugava para uma enorme enchente de público ávido por aproveitar ao máximo a véspera do feriado… e, foi exatamente o que aconteceu!

Desde o instante em que os Némanus subiram ao palco, até ao fim do espetáculo da incrível Banda Kapittal, nunca mais houve motivos para as pessoas recordarem as tristezas e melancolias que, de quando em quando, assolam a cada uma delas.

Os Némanus são dez em palco e vinte e dois em toda a equipa de músicos, bailarinos e parte técnica. Uma grande e vibrante composição de profissionais que, de uma maneira ou de outra, não deixa nem os mais tímidos ficar com os pés no chão!

Repletos de malícias musicais, os minutos vividos, canção após canção, são sempre repletos de boa disposição vindas de dois irmãos que nasceram para cantar juntos e agradar imensas plateias.

Construindo músicas muito mexidas com palavras e termos que são facilmente captadas por todos, os Némanus conseguem eternizar um momento vivido em duas horas, tal é a interação que todos eles conseguem transmitir. vinda do palco e que chega a um enorme público sempre pronto a devolver-lhes tal sentimento.

É por existirem muitos instantes como estes, dia após dia, ano após ano, que as Festas de São Tomé atraem milhares de pessoas a cada Verão. Elas são o reflexo de um Concelho que faz questão de oferecer o melhor de si a quem o visita.

Com mais ou menos dificuldade, Mira – e suas Festas da Vila e das Aldeias – captam visitantes ávidos de se sentirem em casa, mesmo que estejam a milhares de quilómetros delas…

Jornal Mira Online

Apoio:

This slideshow requires JavaScript.