A Câmara Municipal de Mira apresentou hoje, 25 de Março, a edição de 2021 do Orçamento Participativo, em nome deuma “Democracia mais participativa”.
O Orçamento Participativo, que arrancou em Mira no ano de 2015, tem permitido à população votar no projeto que considera mais pertinente e necessário. Como nas edições anteriores, quem se sagrar vencedor, receberá 50 mil euros para o desenvolvimento do mesmo. “É também uma forma de apelar à participação dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ativa”, afirma Raul Almeida, edil mirense, frisando que isso passa também, em muito, “pelo processo de governação local, nomeadamente pela sua intervenção ao nível dos instrumentos financeiros”.
Assim, “o OP faz parte da estratégia central de atuação do Município de Mira, potenciando a participação de todos na vida das comunidades locais e promovendo assim uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações dos cidadãos”, frisa o autarca.
Na apresentação do Orçamento Participativo de 2021, foram ainda lembrados os projetos das edições anteriores. O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Mira, com a elaboração do projeto de especialidades e arquitetura para novas instalações; a Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira, com a criação do Parque Inter-geracional; o Centro Social e Paroquial do Seixo, com a Construção de Sala de Fisioterapia e Capela; a Associação Cicloturista do Cabeço de Mira, com o projeto de Construção de Infraestruturas no Crossódromo do Carvalho; o Clube Náutico da Praia de Mira, para investimento em novas embarcações e num pontão flutuante; o Abrigo de Carinho – Associação Amigos dos Animais com a construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais e, na última edição, a Associação Cultural e Recreativa do Seixo, com a criação do Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa. Em 2020, devido à pandemia, houve um interregno no Orçamento Participativo que volta agora em 2021.
Raul Almeida adiantou ainda que o Conselho Municipal da Juventude vai também trabalhar na construção de um Orçamento Participativo Jovem, que se espera lançar assim que seja possível.
De reforçar que todos estes projetos apresentados estão já concluídos e pagos, menos o do Centro de Recolha de Animais que está agora em fase de construção, após ter sido incluído no orçamento municipal e transformado numa obra de maior envergadura.
Ao finalizar a apresentação, Raul Almeida enfatizou om seu “apelo incondicional à participação de todos… pelo bem comum do Concelho”
Calendarização do OP 2021:
- Apresentação de Propostas: 01 de abril a 30 de abril;
- Análise técnica das propostas: 01 de maio a 15 de maio;
- Divulgação da lista final de projetos: de 16 de maio a 31 de maio;
- Votação das propostas: 1 de junho a 30 de junho;
- Apresentação pública dos resultados: até 10 de julho
Imagens detalhadas da apresentação:
Jornal Mira Online com CMM