Um “Mundo de Sonhos” cabe na Igreja de São Caetano!

A bonita Igreja da localidade de São Caetano, no Concelho de Cantanhede, receberá no próximo sábado uma experiência incrível: ali será apresentado o CD “Mundo de Sonhos”, onde as crianças e jovens do Grupo Coral Infanto-Juvenil da terra “soltarão a voz” para tornar ainda mais belo o Natal de quem o comprar!

Por esse motivo, o Jornal Mira Online quis saber das mentoras deste projeto, Beatriz Jesus e Joana Baptista, um pouco do muito trabalho que ele deu para ser concretizado.

Beatriz e Joana são as maestrinas do grupo. Sim, são as duas e há um motivo para isto. Um dia, Beatriz que era a única maestrina, foi para o Brasil fazer um Erasmus. A partir daquela data, então, a Joana acabou por ficar à frente do coral… provisoriamente. E, como se bem percebe, no retorno da Beatriz, acabaram as duas por dividir meio a meio as responsabilidades nos espetáculos!

Claro está que cada uma tem a sua forma de atuar, de liderar no momento em que está no palco, mas pode-se dizer que, até mesmo nas diferenças de trabalho, o respeito mútuo levou ao que se pode chamar uma “parceria de sucesso” como afirmaram as duas, em uníssono! 

Na foto: Joana Baptista, à esquerda e Beatriz Jesus, à direita

E, ENTÃO… NASCEU UM CD…

Feitas as apresentações chegou o momento de se falar deste “cd que, sem que esperássemos, teve como trabalho mais difícil… o que aconteceu depois das gravações!”.

Sim, é verdade! Beatriz e Joana sentiram-se “relativamente confortáveis” aquando da escolha das 16 músicas – embora tenham partido de um leque de cerca de 100 canções – e contaram com “o trabalho incrível do Rodrigo Pereira, que é, apara além de um bom amigo, um excelente músico e um profissional extremamente competente e disponível”. 

A edição, claro está, foi a parte mais complicada depois de um trabalho de gravação que durou dois dias com crianças e jovens que estão na faixa dos 5 aos 18 anos e que contribuíram com as suas vozes para a “qualidade incrível do CD”As duas afirmaram peremptoriamente que também as crianças mais pequenas foram “maravilhosas, pois estiveram sempre tremendamente disponíveis para que o CD tivesse uma boa qualidade”.

Desta forma, fez-se um CD cujas canções são de vários estilos – engana-se quem pensa que ouvirá canções de Natal! Mas, este projeto pouco ou nada valeria se não houvesse uma apresentação do coral. E é isso que irá acontecer no próximo sábado, dia 1 de Dezembro, pelas 21:00 horas na Igreja de São Caetano!

Estão todos convidados a comparecer, apoiar e aplaudir estes mini-cantores. Lá, todos poderão assistir in loco um espetáculo que é, no fundo, o “realizar de um sonho” para estas jovens que pretendem, com o valor angariado pela venda dos CDs, “poder fazer face às despesas de toda ordem que envolvem o coral”. 

Cada CD estará à venda pelo valor de dez euros, mas é importante referir que só existem… cento e cinquenta unidades disponíveis, uma vez que os custos para a confecção do material são altos, apesar de toda a colaboração que tiveram. Por isso, ambas fizeram questão de agradecer, apara além do Rodrigo Pereira, a designer do CD e do Cartaz alusivo ao evento, Maria João Pereira sem, no entanto, deixar de referir a JF de São Caetano pela logística que nunca nega ao coral e a Câmara Municipal de Cantanhede, pelo apoio na divulgação e pela presença confirmada no espetáculo.

Para o fim, fica a certeza de que “acontecerá a presença de um grupo especial, que abrilhantará a noite“, embora fique, até ao momento da entrada em palco, no segredo dos deuses o nome do grupo e, mais importante ainda, o motivo pelo qual Beatriz Jesus e Joana Baptista envolveram-se de corpo e alma nesta ideia que, em breve se tornará realidade: “O que nos impeliu a isto? Bem… pensamos que este será um marco nas nossas vidas e nas vidas destes rapazes e destas raparigas. Dentro de alguns anos eles vão recordar isto tudo ouvindo as suas vozes e nós também recordaremos este momento com amor e carinho… afinal, isto é a vida: darmos o melhor de nós e podermos, mais a frente, termos tudo guardado nos nossos corações!”

 

Jornal Mira Online