18.12.2023 –
A Ordem dos Médicos recebeu mais de 450 pedidos de certificados de qualificação profissional – exigidos para exercer medicina fora de Portugal. Ao mesmo tempo, mais de 400 vagas para internatos ficaram por preencher.
Segundo o Diário de Notícias, a Ordem dos Médicos recebeu 453 pedidos de certificados de qualificação profissional, que são exigidos aos profissionais para exercerem fora de Portugal. Nos últimos cinco anos, quase 2.000 médicos submeteram esse pedido à Ordem dos Médicos.
Dos pedidos entregues na Ordem dos Médicos este ano, 75% foram feitos na zona sul do país, seguidos da região centro. A maioria dos médicos a realizar o pedido do documento têm entre 30 e 40 anos, havendo um considerável número de jovens médicos a ponderar deixar Portugal.
Um em cada quatro jovens médicos tem sintomas graves de burnout
Um quarto dos jovens médicos apresenta sintomas graves de burnout e 55,3% está em risco de desenvolver a síndrome, revela um estudo da Ordem dos Médicos. O mesmo estudo, dirigido especificamente a internos, refere que 35,5% iniciou apoio psicológico ou psiquiátrico durante o internato.
Quase 65% dos internos inquiridos encontra-se num nível de exaustão emocional grave, 45,8% num nível elevado de despersonalização/desumanização e 48,1% apresenta elevada diminuição da realização profissional, adianta o estudo, realizado pelo Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) divulgado esta segunda-feira.
SIC Notícias