Grande projeto de intervenção comunitária envolveu, entre Março e Junho passados, toda a comunidade local de Ansião pela promoção da prevenção do cancro. “Um Dia Pela Vida®” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society, com a finalidade despertar e orientar a comunidade para a luta contra o cancro. No balanço do projeto, Ansião assinala mais de 500 voluntários participantes da iniciativa, um total de 72 ações realizadas na comunidade, 38 equipas formalizadas e uma verba total de cerca de 40 mil euros angariados.
Trata-se de um grande projeto comunitário que envolve diretamente as populações, que se organizam em equipas e, durante três meses, dinamizam elas mesmas atividades. O Projeto “Um Dia Pela Vida®” (UDPV) é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), nestes três meses referenciados o concelho de Ansião foi o grande testemunho do poder de mobilização da sua comunidade local. Um elevado número de ansianenses marcou presença no decurso de todo o projeto: 38 equipas foram constituídas por todo o concelho de Ansião, por 557 voluntários (equipas e comissão local), tendo sido realizadas 72 atividades (14 atividades de sensibilização para a prevenção do cancro, 27 atividades de angariação de fundos e 31 atividades mistas). No total, 39.325.44 euros foram angariados com o apoio de milhares de Ansianenses.
O programa da festa de encerramento (a 15 de Junho) teve mais de dezasseis horas de atividades, e contou na cerimónia oficial de agradecimentos com a presença de Vítor Rodrigues, Presidente da Direção da LPCC.NRC e de Jorge Paulo Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal de Ansião, que se mostrou agradecido com a onda de disponibilidade, empenho e solidariedade de todos os que, desde a primeira hora, abraçaram o projeto.
No programa da Festa de Encerramento do projeto, preenchido com áreas de lazer e alimentação, e que propôs à comunidade um dia com acesso livre a atividades desportivas, lúdico-culturais e atuações musicais com grupos e artistas locais, salientamos dois momentos representativos: a volta dos vencedores (para a qual foram convidados todos os vencedores/ sobreviventes de cancro do concelho) e a cerimónia das luminárias. Recorde-se também que a Pista da Caminhada, inaugurada só por vencedores e à qual se juntaram familiares e amigos, simbolicamente representa a caminhada pela vida que o doente oncológico é desafiado a vivenciar. Neste dia, todos os ansianenses foram convidados a caminhar pela Vida, numa caminhada constante. Já a Cerimónia das Luminárias representa uma luz de esperança nesta caminhada contra o cancro, assim como, a nossa homenagem a todos aqueles que queremos lembrar: “Vencedor não é aquele que vence todas as batalhas, mas antes aquele que nunca deixa de lutar”.
Em Portugal o “Um Dia Pela Vida®” teve o seu início em Coruche em 2005 e, desde então, já teve lugar por todo o país. Pombal, Guarda e São Pedro do Sul, Marinha Grande e Ovar foram os mais recentes concelhos da região centro que acolheram esta iniciativa