Melhor Museu do Ano, distinguido nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia, está no Centro de Portugal;
Muitos outros museus da região foram galardoados.
O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de a região Centro de Portugal ter sido galardoada com alguns dos principais prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na cerimónia que decorreu ontem, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.
A cerimónia premiou os museus que mais se destacaram este ano, em 25 categorias a concurso. O Centro de Portugal esteve particularmente em evidência, não só porque o prémio principal, de Melhor Museu do Ano, distinguiu o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, localizado nesta região, mas também pela extensa lista de galardões entregues a outros espaços museológicos do Centro.
“É com grande satisfação, mas sem surpresa, que saudamos os prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia aos museus do Centro de Portugal. Desde logo, o prémio principal, que distingue um projeto muito recente, mas que já é merecedor de uma tão elevada distinção, com toda a justiça. Os meus parabéns à Câmara Municipal de Abrantes e à parceria que instalou o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, mas também a todos os outros museus da região que saíram premiados na cerimónia”, salientou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
“A diversidade dos museus que podem ser visitados no Centro de Portugal é um trunfo da região, do ponto de vista turístico. Uma região tão rica e com uma oferta tão alargada, que tem conseguido captar o interesse de cada vez mais visitantes, nacionais e internacionais, está felizmente representada nos seus espaços museológicos. Os turistas procuram, de forma crescente, produtos diferenciados e o património cultural e patrimonial é uma grande mais-valia”, acrescentou.
Os prémios da Associação Portuguesa de Museologia distinguiram os seguintes museus do Centro de Portugal:
Melhor Museu do Ano: Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (Tramagal); Prémio Instituição: Câmara Municipal de Mação – Instituto Terra e Memória; Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia: Museu Marítimo de Ílhavo e PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó (Condeixa-a-Nova); Menção Honrosa nesta categoria para o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer); Prémio Filme de Divulgação: Centro de Interpretação da Batalha do Bussaco (Mortágua) e Casa da Memória Judaica da Raia Sabugalense (Sabugal); Prémio Marketing Cultural: Museu de Leiria, com a exposição ReBelDes; Prémio Inovação e Criatividade: Museu Municipal de Ourém; Prémio Colecionador: Luís Pereira de Sampaio (Alcobaça); Menção Honrosa nesta categoria para Manuel Silva, pelo Museu da Rádio – Radiolândia (Oliveira do Bairro); Prémio de trabalho de Museografia: Menção Honrosa nesta categoria para o Museu Judaico de Belmonte e para o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer); Prémio Investigação: Polo Museológico de Vilar Formoso, Fronteira da Paz – Memorial aos refugiados e ao Cônsul Aristides Sousa Mendes; Menção Honrosa nesta categoria para o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (Tramagal) e para o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.