Tufão Kalmaegi passou em Macau

Segundo as autoridades, ao passar por Macau, o tufão Kalmaegi causou cinco feridos ligeiros num total de 86 incidentes.

Às 1.15 horas (18.15 horas de segunda-feira em Lisboa) foi lançado o sinal 8 de tufão, entretanto reduzido para nível 3 às 13 horas (6 da manhã em Lisboa).

O alerta obrigou ao encerramento das escolas e serviços públicos.

Até às 13 horas (5 horas em Lisboa) registaram-se 86 incidentes. O Centro de Operações de Proteção Civil destaca cinco feridos ligeiros (dois receberam assistência no hospital), 26 quedas de árvores, 12 quedas de toldos, e outras quatro de andaimes, três inundações e dois acidentes de viação.

Com a descida do sinal de tufão, o serviço de urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário voltou a funcionar normalmente (incluindo internamentos e tratamentos de hemodialise), ainda que as consultas externas de especialidade só sejam retomadas às 14.30 horas (7.30 horas em Lisboa), altura em que os centros de saúde retomam também funções.

O tufão Kalmaegi gerou em Macau rajadas de ventos superiores a 120 quilómetros por hora. Na Ponte Nobre de Carvalho, uma das ligações entre a península de Macau e a ilha da Taipa, a rajada mais forte soprou a 123,8 quilómetros por hora.

imgres