29.11.2023 –
Também a ilha da Madeira e o grupo oriental do arquipélago dos Açores vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva. Há ainda quatro distritos com aviso amarelo pelo vento forte.
Treze distritos do continente, a ilha da Madeira e o grupo oriental do arquipélago dos Açores vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, informou esta quarta-feira o IPMA.
Apenas os distritos a cima do Douro – nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança – não estarão sob aviso amarelo esta quinta-feira.
Estão sob aviso amarelo devido à chuva os seguintes distritos:
- Aveiro
- Viseu
- Guarda
- Coimbra
- Castelo Branco
- Leiria
- Santarém
- Portalegre
- Lisboa
- Setúbal
- Évora
- Beja
- Faro
Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal juntam ainda o aviso amarelo devido ao vento forte.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu também aviso amarelo para a Costa Norte, Costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira entre as 03:00 e as 15:00 de quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
No arquipélago dos Açores, o aviso amarelo prolonga-se de quarta para quinta-feira no grupo oriental – que inclui as ilhas de Santa Maria e São Miguel. Esta quarta-feira, também o grupo central irá estar sob aviso amarelo devido à chuva forte.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta quarta-feira é esperado no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa nas terras altas do Norte e Centro e pouco prováveis no Algarve, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura, em especial da mínima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10ºC (na Guarda) e os 16ºC (em Faro) e as máximas entre os 13ºC (na Guarda) e os 21ºC (em Faro).
SIC Notícias/lusa