Treze concelhos de sete distritos em risco ‘muito elevado’ de incêndio

O IPMA alerta também para os níveis muito elevados de exposição à radiação UV no Funchal e Porto Santo.

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu apresentam esta segunda-feira risco ‘muito elevado’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco ‘muito elevado’ de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Pedrógão Grande (Leiria), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra), Sabugal (Guarda), Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira (Viseu).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Setúbal, Santarém, Leiria, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo em risco ‘elevado’ de incêndio.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e no baixo Alentejo e Algarve a partir do final da manhã.

Durante a tarde prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior com ocorrência de aguaceiros.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando de sueste no Algarve até final da manhã e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 26 graus Celsius, no Porto entre 10 e 21, em Viana do Castelo entre 09 e 20, em Vila Real entre 12 e 26, em Viseu entre 12 e 25, em Bragança entre 09 e 26, na Guarda entre 12 e 21, em Coimbra entre 12 e 26, em Castelo Branco entre 13 e 26, em Santarém entre 13 e 29, em Leiria entre 11 e 23, em Évora entre 09 e 26, em Beja entre 12 e 26 e em Faro entre 15 e 23.

Funchal e Porto Santo com níveis ‘Muito Elevados’ de exposição à radiação UV

As regiões do Funchal e do Porto Santo apresentam risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis ‘Elevados’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o Funchal e o Porto Santo estão em risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação UV e as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão em risco ‘Elevado’.

Nos Açores, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores, e Angra do Heroísmo apresentam hoje risco ‘Baixo’ e na Horta ‘Moderado’.

Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

 

Fonte: TSF com Lusa

Foto:  Nuno André Ferreira/Lusa