Avaria afectou as ferramentas meteorológicas, tendo sido normalizado a partir das 10:30, segundo uma fonte aeroportuária.
O tráfego aéreo no aeroporto de Orly, em Paris, foi hoje de manhã interrompido devido a uma avaria informática que afectou as ferramentas meteorológicas, tendo sido normalizado a partir das 10:30, segundo uma fonte aeroportuária.
“O tráfego aéreo estava totalmente regularizado às 10:30” (09:30 TMG), após uma “recuperação progressiva” introduzida a partir das 10 horas.
Por razões até ao momento inexplicáveis, um problema informático ocorrido entre as 09:30 e as 10 horas afectou o sistema de informação meteorológica da torre de controlo, o que motivou a interrupção geral do tráfego aéreo, nas partidas e chegadas, durante cerca de meia hora, no aeroporto de Orly.
Segundo fonte aeroportuária, “dez voos que chegaram tiveram de ser desviados” para o aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle, o outro grande aeroporto parisiense, até às 10:30, enquanto os voos com partida de Orly descolaram com “cerca de vinte minutos de atraso”, às 11:30.
A forte perturbação do tráfego aéreo resultou da combinação de um denso nevoeiro verificado esta manhã, que começou depois a levantar-se, e da perturbação informática.
“Estes sistemas de informação meteorológica permitem aos controladores aéreos obter informações muito precisas e indispensáveis aos pilotos, sobre a densidade do nevoeiro”, indicou a mesma fonte.
Fonte: Lusa