Trabalhadores ferroviários concentram-se esta terça-feira contra “desmembramento do setor”

Os representantes dos trabalhadores das empresas ferroviárias concentram-se hoje, em Lisboa, para alertar para o “desmembramento do setor”, no dia em que se assinalam 40 anos da nacionalização da CP — Comboios de Portugal.

Aproveitando a realização do Congresso Ferroviário no Instituto Superior Técnico (IST), a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) promove uma manifestação em frente ao instituto contra a privatização da CP Carga e da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, a fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a concessão de linhas da CP.

“O nosso objetivo é denunciar o que está em causa com a política do Governo, de desmembrar um setor, que devia ser uma aposta”, adiantou Abílio Carvalho, da direção da Fectrans, à Lusa.

À concentração, agendada para as 14:00 horas, juntam-se os reformados da ferrovia para reivindicar a reposição do direito ao transporte gratuito, retirado pelo Orçamento do Estado para 2013.

Na passada quinta-feira, o Governo aprovou em Conselho de Ministros a fusão da Estradas de Portugal e da Refer na Infraestruturas de Portugal, que será uma realidade a 01 de maio ou a 01 de junho, dependendo da promulgação do diploma pela Presidência da República.

Duas semanas antes, o Governo tinha aprovado os processos de privatização da CP Carga e da EMEF, que deverão estar concluídas até ao final da legislatura, depois de um longo processo negocial com Bruxelas sobre as ajudas do Estado às duas empresas.

Fonte: http://www.sapo.pt/