Esperava-se mais, seguramente: houve alguma emoção mas, o que sobrou em esforço físico, faltou em capacidade (de ambos os lados) de mostrarem um futebol alegre e tecnicista.
A tarde era convidativa: sol e algum calor, deixavam boas perspectivas para o público, em relação ao encontro que opunha as duas equipas de Mira que participam nos campeonatos da Associação de Futebol de Coimbra.
Sem desmerecer a entrega de todos os intervenientes (neste capítulo, nota bem alta), o futebol praticado esteve bastante longe de ser brilhante e, prova disto, é que a equipa mirense chegou próximo da área adversária somente aos 24 minutos de jogo, tendo remetido-se ao próprio meio campo, durante esse largo período sem que, entretanto, a equipa praiana conseguisse materializar de forma conclusiva o seu maior ascendente no relvado.
A toada morna só foi quebrada por três vezes, aquando das duas boas oportunidades desperdiçadas pelo Touring e uma pelo Ala-Arriba, numa fase em que os homens de Facão conseguiram olhar mais nos olhos do adversário.
A segunda metade foi mais emotiva sem que, no entanto, mesmo com as mudanças operadas pelos treinadores, houvesse um maior perfume no trato com a bola e nas jogadas que poderiam transformar-se em oportunidades de golo.
Nesse aspecto, e com o tempo a passar, a equipa da Praia de Mira fo aquela que procurou mais insistentemente contrariar o nulo que persistia até que, aos 82 minutos, Filipe conseguiu vencer a luta que travava com os defensores locais e com o guarda redes Tiago, que ia dando boa conta do recado, até então.
O resultado ajusta-se à realiade daquilo que aconteceu em campo. Podia (e devia) ter acontecido um futebol mais vistoso, para gáudio do excelente público presente no Estádio Municipal.
O brilhantismo fica adiado para outras oportunidades em que ambas equipas atuarem. Por hoje ficou o tal cheirinho a derby que, espera-se, na segunda volta seja ainda mais disputado…
TOURING:
CAMBRAIA, BRUNO, JOÃO VIEGAS (C), RENATO, TELMO, SAMUEL, NENÉ, LUÍS RODRIGUES CUCO, VERÍSSIMO, SERGINHO, PATUSCO, DANIELO, CAROLA, MAGUETA, JOSÉ VIEGAS, JANICAS e FILIPE
TREINADOR: TÓ SILVA
ALA-ARRIBA:
TIAGO, RUBEN, TIAGO FREITAS (C), NATÁRIO, JORGE SCASTELHANO, GUILHERME, BERNARDO, PEDRO, LEANDRO, JOÃO VICENTE, ABDUL, ANDRÉ ANJO, SIMÃO, JOÃO FRAJUCA, STEPHANE e DIOGO PINTO
TREINADOR: JOÃO FACÃO
ARBITRAGEM:
JOEL MENDES, GONÇALO TEIXEIRA e MARCO TAVARES (todos em bom plano)
CARTÕES:
SAMUEL, CUCO e RUBEN (todos admoestados com a cartolina amarela)
MARCADOR:
FILIPE (82 MINUTOS)
RESULTADO FINAL:
TOURING 1 X 0 ALA-ARRIBA (ao intervalo, 0x0)
PALAVRAS DOS TREINADORES:
JOÃO FACÃO:
“Venceu a melhor equipa, mas – como pedi aos meus homens – todos deram o melhor de si, o que me deixa satisfeito. Perdemos, mas a atitude foi excepcional”.
TÓ SILVA:
“Não gostei, sinceramente! É impossível uam equipa “entrar no jogo” com ele sendo interrompido a cada 2, 3 minutos. Só uma equipa quis ganhar este jogo e, foi claramente a nossa. Perdeu-se uma excelente oportunidade de valorizarmos este derby, pois houve muito anti-futebol”.