Quem assistiu ao encontro de Domingo passado no Estádio Municipal de Mira entre o Touring e o Sepins, sabe bem que não houve nenhuma batalha campal. Bem pelo contrário, duas das três equipas em campo desempenharam bem o seu papel. Pior, mesmo, foi o inadmissível descalabro de Sofia Nunes e Telmo Carvalho na segunda parte, num trio de arbitragem onde só se salvou Diogo Luz. Mas, vamos por partes…
Numa primeira metade onde pautou, na maior parte do tempo, o equilíbrio num fraco encontro de futebol, a equipa da casa beneficiou da expulsão (justa, em abono da verdade) por vermelho direto de Pataias aos 26 minutos, mas isso acabou por não se refletir no que se passava em campo, uma vez que ao Touring faltava profundidade e velocidade, enquanto à equipa do Concelho de Cantanhede sobrava voluntariedade.
Já a segunda metade, foi diferente desde o primeiro momento: Tó Silva fez 3 alterações ao intervalo que, em boa medida, tiveram o condão de despertar a equipa, já que voltou pressionante… e, dona do encontro.
Desta maneira, foi com naturalidade que surgiu, aos 59 minutos, o primeiro golo de Sérgio que viria, no final, transformar-se num hat trick. Jogador perigoso e tarimbado nas andanças dos distritais, Sérgio Domingues traduziu em números a maior superioridade da equipa da casa naquele momento embora, é preciso dizer-se, o 1×0 que teimava em persistir, foi sempre um alento à equipa visitante que – até então – não baixava os braços e não desistia de procurar o golo do empate.
O fatídico minuto 84
Foi nesse momento que o encontro acabou. Até então, Sofia Nunes já havia distribuído 2 cartões amarelos para o Touring e 1 vermelho e 4 amarelos para o Sepins. Mas, em cerca de 10 minutos, assinalou um penalty inexistente por conta do aviso do seu auxiliar principal, Telmo Carvalho e ainda mostrou mais 2 amarelos, com consequente vermelho a Luís Rocha e 1 vermelho direto a Kevin. Pelo meio, a arrogância do costume que se costuma ver nos campos da Associação de Futebol de Coimbra, onde são reis, rainhas, são senhores e senhoras, sem que nenhum observador da Associação faça relatórios condizentes com as péssimas arbitragens que acontecem semana após semana.
Sem nunca beliscar a vitória merecida do Touring ou a ação dos seus jogadores e equipa técnica – que demonstraram enorme desportivismo do primeiro ao último minuto, para com o adversário e para com o público, Telmo Carvalho, primeiro e Sofia Nunes, depois, ao aceitar voltar atrás naquilo que tinha assinalado e bem – (pontapé de baliza) fizeram um péssimo serviço ao encontro que se desenrolava.
Claro está que, com o penalty convertido – os da casa não tinham culpa e fizeram a sua parte – aos 84 minutos, o jogo ficou sem história, uma vez que a equipa do Sepins, aí sim, baixou os braços e dois dos seus jogadores perderam a cabeça, deixando a equipa com um saldo de 4 expulsões em 3 jogos sem, sequer, ser uma equipa violenta – quando muito, de uma inexperiência confrangedora perante momentos difíceis!
Mais um golo acabou por acontecer aos 90+2 mas, como já foi escrito nesta crónica, só contou para a contabilidade pois, os verdadeiros Touring e Sepins já não estavam em campo…
GD da Praia de Mira Touring 1970:
Cambraia, Bruno, Carola, Tatinho, João Viegas (c), Telmo, Samuel, Tó Rodrigues, Xavi, Sérgio e Emanuel.
Jogaram, ainda: Facão, João Freire, Danilo, Tiquinho, Pedro Silva e Janicas. Não jogou: Patusco
Treinador Principal: Tó Silva. Adjunto: Emanuel Cuco
GD de Sepins:
Ricardo, Ricardo Lopes, Pataias, Alex, Leandro Torre (c), Leandro Duarte, Pedro Lopes, Miguel, João Teixeira, Didi e Deon.
Jogaram, ainda: Bernardo, Luís Rocha e Kevin. Não jogaram: Ricardo Cruz, Filipe Duarte, Pedro Aguiar, Rui Campos.
Treinador Principal: Wilson Ferra. Adjunto: Joaquim Cipriano
Homem do jogo:
Sérgio
Outros destaques:
Bruno, Emanuel, Carola, João Viegas, Didi, Leandro Torre e João Teixeira
Marcadores:
Ao intervalo: 0x0
Sérgio, aos 59´, 84´ (penalty) e 90+2
Arbitragem:
Sofia Nunes, Telmo Carvalho e Diogo Luz
Cartões:
Touring: Bruno e Emanuel (amarelos);
Sepins: Ricardo, Ricardo Lopes, Alex, Leandro Duarte (amarelos), Luís Rocha (2 amarelos – vermelho), Pataias e Kevin (vermelhos diretos)
Jornal Mira Online