Touring e Ala-Arriba a matar saudades dos “velhos tempos escaldantes”…

Há muitos anos que não acontecia um derby entre estas duas embelmáticas equipas do Concelho de Mira. Chegou o momento de ver a velha rivalidade ser reeditada. E, como é comum dizer… que vença o melhor em campo!

Os caminhos estão a ser trilhados de formas diferentes: de um lado, um clube que já vem, de três épocas a esta parte, a ser reconstruída com a prata da casa, como quem diz, zuas (e não só) apaixonados pela terra e pelo emblema que ostentam na camisola. Do outro, uma equipa que tem encontrado imensas dificuldades de ser estruturada mas que, com peças a serem juntadas aqui e ali, vai procurando reerguer-se no panorama regional, por conta de muito amor à camisola de direção, treinadores e jogadores.

Assim, o Jornal Mira Online conversou com os dois treinadores que farão, também eles, parte da história desta rivalidade reeditada neste Domingo de eleições. Tó Silva e João Facão, são dois nomes emblemáticos e incontornáveis do futebol mirense e deixaram as suas (naturais) expectativas para o encontro.

O treinador do Touring, Tó Silva, assumiu que a “expectativa é a de conquistarmos uma vitória que nos traga, para além dos três pontos, uma motivação ainda maior para o longo campeonato que temos pela frente”. Com três baixas confirmadas para o encontro (Xavi, Lucas e Emanuel), mesmo assim o mister da equipa praiana acredita num “bom jogo da nossa equipa, visto que todos os outros estão bem física e psicologicamente”.

Quanto ao seu sentimento pessoal sobre tão motivador encontro, Tó Silva lamenta “nunca ter tido a oportunidade de jogar o derby” e também, o longo interregno entre o mais recente jogo de ambas as equipas e o de hoje. “Uma hora um, outra hora outro, cada clube esteve a participar em campeonatos que impediram que o derby acontecesse,  e isso é uma pena, já que o Touring-Ala-Arriba ou o Ala-Arriba-Touring fazem muita falta!”.

Quanto a João Facão, outro nome que dispensa apresentações, as expectativas são bastante diferentes. Com o mesmo profissionalismo que o caracetriza, seu discurso é o de quem conhece as diferenças existentes entre ambos os plantéis no atual momento. E, por isso mesmo, classifica o encontro desta tarde entre um “David x Golias” e afirma, sem receio algum, que será “um jogo bastante complicado”. 

Mesmo assim, João Facão dá conta de que a sua equipa “irá lutar com as armas que possui” deixando, em campo, “aquilo que pedi aos meus atletas: que se entreguem e desfrutem do jogo a cem por cento. Que dêem o máximo possível, mesmo que tenhamos apenas duas semanas de treinos”.

Prometendo “muita alma” de todos os seus jogadores e de si próprio, o treinador da equipa de Mira pretende contrariar um suposto favoritismo adversário, mesmo que o “Touring seja uma excelente equipa, que conheço por inteira”.

Os dados estão lançados. Pelas 15:00 horas, o Estádio Municipal de Mira será testemunha de um momento histórico. Quem for assitir ao derby, também fará parte deste momento que ficará guardado para sempre. Não é todos os dias que os grandes rivais, se encontram…

 

 

Jornal Mira Online