Torre da Universidade de Coimbra ilumina-se para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual

07.05.2025 –

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra aceitou o desafio da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental e delineou um extenso programa para comemorar o 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, no próximo 10 de Maio. Desde logo através da iluminação, em amarelo, da torre da Universidade de Coimbra.

O programa delineado pela APPACDM Coimbra abrange iniciativas antes e depois de 10 de Maio. A começar pela creche e jardim de infância Dandélio, que realiza uma Hora do Conto, a partir das 10h30, alusiva ao Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual e aberta à comunidade, na Livraria Bertrand do Alma Shopping. Cada ouvinte/criança participante deve vestir uma peça de roupa ou adereço amarelo.

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) vai criar um panfleto digital que aborda alguns mitos e factos sobre a deficiência intelectual. O panfleto digital será divulgado pelas comunidades escolares onde participa, na semana seguinte ao 10 de Maio.

Na Unidade Funcional da Tocha, logo dia 9 de Maio, irá ser dinamizado um workshop com os formandos sobre a perceção que cada um deles tem sobre a sua incapacidade e o impacto no dia a dia. Deste workshop serão elaboradas conclusões a partilhar publicamente.

Prevê-se ainda que a equipa técnica se desloque a três escolas para falar com alunos, docentes e pais/encarregados de educação sobre a formação para pessoas com deficiência intelectual e de como a mesma pode promover a mudança através da inclusão sócio-laboral.

A Formação Profissional de Coimbra irá entregar, também a 9 de Maio, uma lembrança, em escolas e instituições, que conterá uma mensagem para afirmar as capacidades da pessoa com deficiência intelectual e o seu potencial para ingressar no mundo do trabalho. Já a 12 de maio participará na II edição da Feira das IPSS, organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais, com informação demonstrativa do potencial de aprendizagem e empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual.

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de S. Silvestre vai construir um mural com fotografias da cidade de Coimbra, tiradas pelos clientes do centro. Antes, haverá um passeio nas ruas de Coimbra para os clientes captarem as imagens e, na semana seguinte, uma exposição no centro. A iniciativa chama-se “Coimbra by me”

Na Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, 9 de Maio será de Dia Aberto à Comunidade Escolar, com participação em ateliers, visita às instalações e divulgação dos serviços da unidade e das capacidades das pessoas com deficiência intelectual.

9h30-12h30 – Atelier de papel reciclado e de cozinha (biscoitos);
14h00-15h30 – Atelier de cozinha (arroz doce), snoezelen e piscina de bolas, atividades musicais;
15h30-16h30 – Cerimónia de entrega de diplomas aos formandos do Pólo Formativo de Montemor-o-Velho, seguida de lanche confecionado pelos formandos e clientes de CACI.
11 de maio – Dia com o Atlético Clube Montemorense, no Campo das Lages do Atlético Clube Montemorense;
11h00-19h00 – Divulgação e venda de produtos gastronómicos e artesanato no campo do Atlético Clube Montemorense;
16h50-17h00 – Entrada no campo de futebol de clientes do CACI, acompanhando os jogadores do Atlético Clube Montemorense, no jogo de séniores com o Sporting Club Ribeirense. O valor da bilheteira reverte para a Unidade Funcional de Montemor-o- Velho da APPACDM Coimbra.

Na Unidade Funcional de Arganil, o CACI tem prevista uma manifestação pacífica, em frente à Câmara Municipal e na Escola Secundária, com os clientes a apresentar cartazes com mensagens como “Sou uma pessoa” “Quero e posso decidir”. Cada um tem o seu ritmo, não tem que ser o mesmo “Necessito de apoio em determinados momentos” “Trata-me como um adulto” ou “Para estar preparado tenho que estar informado”.

Por último, os lares da APPACDM Coimbra prepararam interações com a comunidade. No dia 10 de Maio, o “Palavras Soltas” decorre entre as 10h30 e as 12h30, no Parque Verde de Coimbra; já o “Caixa Mágica” decorre nas ruas da cidade, entre as 14h00 e as 16h00.

As atividades prosseguem a 17 de maio, com os “Segredos da Diversidade”, uma interação que irá incluir a comunidade, famílias e amigos, nos lares de Montes Claros, Tocha e S. Silvestre, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 16h00. Ainda no dia 31 de maio, haverá largada de balões, na praia da Tocha (11h00), a que se segue um almoço partilhado com clientes dos diferentes lares, a partir das 12h00.