20.05.2025 –
Neste 20 de maio, o Comando Territorial de Coimbra realizou a cerimónia oficial de tomada de posse do novo comandante, o Coronel Diogo Almeida e Brito Moreira Dores. A sessão decorreu nas instalações do Comando Territorial e foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu posse ao novo responsável.
Com 48 anos, natural de Lisboa, casado e pai de dois filhos, o Coronel Diogo Dores traz uma vasta experiência e qualificação para o cargo. Mestre em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, conta ainda com três pós-graduações em Direito, Segurança e Defesa, obtidas no Instituto Universitário Militar e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo da sua carreira, o novo comandante desempenhou importantes funções, destacando-se como comandante de pelotão no Regimento de Cavalaria, oficial de ligação da GNR junto à Federação Portuguesa de Futebol, comandante do Esquadrão Presidencial na Presidência da República, assessor do Comandante-Geral da GNR e diretor da Direção de Investigação Criminal do Comando Operacional da GNR. A sua carreira inclui ainda diversos louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Coimbra, cuja sede se situa na cidade de Coimbra, é responsável pela missão da GNR no distrito, que inclui garantir a segurança pública, assegurar a ordem e tranquilidade, proteger pessoas e bens, prevenir a criminalidade e promover a segurança rodoviária. Na sua área de atuação, o comando integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito – que inclui um Posto de Trânsito na Figueira da Foz – e quatro Destacamentos Territoriais (Cantanhede, Coimbra, Lousã e Montemor-o-Velho), com um total de 23 postos territoriais.
Com a nomeação do Coronel Diogo Dores, espera-se a continuidade do trabalho dedicado à proteção e segurança da população do distrito de Coimbra, numa missão que a GNR cumpre com rigor e profissionalismo.