Esta certificação vem aumentar a capacidade da empresa para a exportação internacional de canábis medicinal para mercados onde é autorizada a sua utilização. Autoriza o processo de extração de canábis medicinal nas instalações locais e a produção de produtos avulso para óleos de canábis medicinal como produto acabado. A certificação representa outro marco para o campus de Portugal como centro internacional de canábis medicinal da Tilray.
A Tilray, Inc., pioneira mundial em pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal, anunciou hoje que a sua subsidiária integral Tilray Portugal Unipessoal Lda. (“Tilray Portugal”) recebeu do Infarmed uma certificação de Boas Práticas de Produção (GMP – Good Manufacturing Practice), de acordo com os padrões da União Europeia, para a sua unidade em Cantanhede, ficando certificadas todas as operações atuais (“ponta-a-ponta”) da Tilray em Portugal.
Esta é a terceira certificação GMP da Tilray Portugal e permite produzir localmente extratos de canábis medicinal e exportar produtos acabados com certificação GMP, tanto flores secas quanto óleos, de Portugal para toda a União Europeia e outros mercados internacionais que tenham a utilização de canábis medicinal regulamentada. Simultaneamente, esta nova certificação autoriza a Tilray a produzir nas suas instalações de Cantanhede extratos avulsos para vender como componentes farmacêuticos ativos de canábis (API – Active Pharmaceutical Ingredients, em inglês) e incrementa a capacidade do laboratório de controlo de qualidade para desenvolver a inovação e a pesquisa de produtos da Tilray.
“Este é um marco importante para o nosso crescimento estratégico no mercado internacional de canábis medicinal”, afirma Sascha Mielcarek, Managing Director da Tilray na Europa. “A nossa terceira certificação GMP vai permitir a produção de mais produtos nas nossas instalações em Cantanhede e exportar uma maior gama de produtos médicos para pacientes, parceiros e mercados internacionais. À medida que a procura cresce em todo o mundo e surgem novos mercados onde a canábis medicinal é autorizada e regulamentada, o campus da Tilray em Portugal está pronto para responder a essa procura”.
A Tilray já tinha anunciado anteriores licenças, certificações GMP e exportações:
- Licença inicial e certificação GMP: em Maio de 2019, a Tilray Portugal recebeu sua primeira licença de produção e a certificação GMP inicial, permitindo à empresa produzir e exportar canábis medicinal seca como substância ativa.
- Exportação inicial: em Setembro de 2019, a Tilray realizou a sua primeira exportação para a Alemanha a partir do campus em Portugal, que foi uma das maiores expedições de canábis medicinal na Europa até ao momento. A Tilray já exportou produtos de canábis medicinal para a Alemanha e Israel a partir do seu campus em Portugal.
- Segunda certificação GMP: em Dezembro de 2019, a Tilray Portugal recebeu uma nova certificação GMP que permitiu exportar para mercados internacionais flores secas e óleos de nível farmacêutico como produtos acabados de canábis medicinal.
A Tilray estabeleceu acordos de venda e distribuição para fornecer canábis medicinal através dos principais canais de distribuição farmacêutica na Alemanha e noutros mercados europeus. Esses acordos permitem o acesso aos produtos acabados de canábis medicinal da Tilray aos pacientes que deles necessitem.