Tertúlia com Alice Vieira celebra Dia Internacional do Livro Infantil

01.04.2025 –

Estão todos convidados a assistir à tertúlia com a escritora Alice Vieira, que decorrerá amanhã, dia 2 de abril, a partir das 15h00 na Biblioteca Municipal de Pombal.

Para além de celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, a iniciativa pretende homenagear aquela que é uma referência portuguesa da literatura infantojuvenil no momento em que comemora 45 anos de obra literária.
Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição “Retratos Contados”, com curadoria de Nélson Mateus, alusiva à vida e obra de Alice Vieira, e que estará patente ao público até ao dia 30 de abril na Biblioteca Municipal de Pombal.
De realçar que a escritora Alice Vieira, juntamente com a ilustradora Teresa Lima, é candidata ao prémio literário Hans Christian Andersen 2026, por indicação do Observatório de Leitura de Pombal que assume a Secção Portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY).
O prémio Hans Christian Andersen, batizado com o nome do escritor dinamarquês, foi criado em 1956 pelo IBBY, e, não sendo monetário, é considerado o mais prestigiante na literatura infantojuvenil, reconhecendo, a cada dois anos, o conjunto da obra literária de um escritor e de um ilustrador.
Alice Vieira (1943) já foi, por duas vezes, candidata ao Prémio Hans Christian Andersen, em 1996 e em 1998, e Teresa Lima (1962) esteve nomeada em 2014. Jornalista e escritora, Alice Vieira aplicou a limpidez de escrita do jornalismo à ficção dos livros para jovens, a partir de “Rosa, minha irmã Rosa” (1979), Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. “Úrsula, a maior”, “Os olhos de Ana Marta”, “Viagem à roda do meu nome” e “A espada do rei Afonso” são outros títulos de Alice Vieira, já distinguida com o Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil (2023) e que em 2009 foi nomeada para o prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award.
O Observatório de Leitura foi criado pelo Município de Pombal em 2023, no âmbito do Encontro de Literatura Infantojuvenil “Caminhos de Leitura”. É constituído por especialistas em literatura infantojuvenil, mediadores e formadores na área da promoção do livro e da leitura e todos os anos atribui o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude.