Um forte terramoto de 7,5 graus de magnitude abalou, neste domingo, a selva norte do Peru e uma vasta região distante da costa central do país sem causar vítimas ou alerta de tsunami, segundo as primeiras informações das autoridades.
O sismo foi registado às 05h52 no horário local (08h52 em Lisboa) com epicentro a 98 quilómetros a leste de Santa Maria de Nieva em Condorcanqui, Amazonas, floresta do norte do Peru, a uma profundidade de 131 quilómetros, afirmou o Instituto Geofísico.
A grande profundidade do sismo na Amazónia peruana fez com que a onda expansiva fosse maior e afetasse quase metade do país, na zona norte e central, incluindo regiões costeiras e andinas como Cajamarca, Piura, Tumbes, Lambayeque, Ancash e Lima.
A Defesa Civil informou, no seu primeiro relatório, que até o momento não foram registados danos pessoais.
Santa Maria de Nieva é uma região pouco habitada, onde moram indígenas amazónicos e está à margem do rio Nieva, na fronteira com o Equador.
“Todos saímos para a rua, estamos muito assustados”, disse à rádio RPP Lucía, que se comunicou por telefone na cidade de Chota em Cajamarca, região de onde é o presidente peruano Pedro Castillo.
“Foi muito forte”, disse outro ouvinte que se identificou como Juan à rádio RPP, em Chiclayio na região de Lambayeque.
Fonte:MadreMedia/AFP