O novo ano letivo começou da melhor forma para a Aposenior – Universidade Sénior que na tarde de 10 de outubro inaugurou o Pólo III em Tentúgal. Em parceria com a Junta de Freguesia de Tentúgal, a Casa do Povo de Tentúgal e a Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal, este novo pólo da Aposenior promete receber várias atividades culturais, sociais, educacionais e de convívio dirigidas aos maiores de 50 anos.
Perante várias centenas de atuais e futuros alunos, a vereadora Alexandra Ferreira manifestou o desejo de que “esta parceria dê frutos” que, à semelhança de Tentúgal, sejam “doces”. Salientando que “o envelhecimento ativo é uma área para a qual a Autarquia de Montemor-o-Velho tem vindo a trabalhar nos últimos anos”, Alexandra Ferreira reforçou que “o saber e as iniciativas para a promoção da qualidade de vida dos nossos seniores nunca são demais”.
“Nas vésperas de celebrar o 11º aniversário da Aposenior, finalmente demos este passo que está na nossa mira há muitos anos”. As palavras são de Leonor Castro Nunes, presidente da direção da associação, que confessou que “a Aposenior dá sempre passos um pouco diferentes das outras universidades seniores, apresentando sempre projetos inovadores”, desta feita em Tentúgal.
No “nascimento de mais um membro da família da Apos”, como carinhosamente apelidou Maria Helena Marques, presidente da Assembleia Geral da Aposenior, os parceiros “que prontamente abraçaram esta causa” foram fundamentais.
Para Euclides Santiago, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal, o lar e o centro de dia “acrescentam anos à vida” e “agora, com o desafio da universidade sénior, vamos acrescentar mais vida aos anos”.
Também Sandra Mendes, em representação da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Tentúgal, sublinhou a importância do “projeto inovador, que vem preencher uma lacuna que existia em Tentúgal no que ao envelhecimento ativo diz respeito”.
História Local, Artes Decorativas, Treino da Memória e Informática são as disciplinas lecionadas no pólo III, em Tentúgal, da Aposenior, preferencialmente para o público maior de 50 anos, com a finalidade de promover um envelhecimento ativo e saudável.
As inscrições estão abertas na Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal ou através da Aposenior.
No final houve ainda um momento de convívio e animação pelo grupo de cantares populares “Os Vivências”.