Tempos de antena para as legislativas vão custar 2,3 milhões de euros

TVI, SIC e RTP absorvem a maior fatia, de cerca de 1,7 milhões de euros. Subvenções às rádios ascendem a 620 mil euros. Valores a que há a juntar taxas e impostos.

O Governo vai alocar a nove meios de comunicação social, entre rádios e televisões, cerca de 2,31 milhões de euros devido a compensação pela emissão televisiva e radiofónica de tempos de antena para as legislativas.

De acordo com três despachos publicados esta terça-feira em Diário da República, serão três estações de televisão – TVI, SIC e RTP – a absorver a maior parte desta fatia – 1,69 milhões de euros ao todo.

Entre as televisões, só a TVI – aquela a quem cabe a maior parte da verba – recebe 703 mil euros, mais do que todo o valor indicado para as seis estações de rádio abrangidas: 620 mil euros a distribuir por RDP, Rádio Comercial, Rádio Renascença, Posto Emissor do Funchal, TSF e M80.

A televisão pública encaixará 394,7 mil euros, ao passo que a SIC receberá 592,5 mil euros.

Entre as rádios, a Renascença é a que recebe a verba mais significativa – 301,8 mil euros – seguindo-se a Radiodifusão Portuguesa, com 106,7 mil euros.

Os despachos dão ainda conta de que a estes valores se aplicam as taxas e impostos em vigor, sem especificar quais os montantes.

As eleições legislativas estão marcadas para 4 de Outubro.

Fonte: económico