Vêm aí boas e más notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis vão seguir direções opostas na próxima semana: Segundo fonte do sector contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas nacionais, “a orientação será para uma descida do preço da gasolina em até 4 cêntimos por litro. Em sentido inverso, o gasóleo deverá ficar 6 cêntimos mais caro.”
Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – seguem a tendência e reportam “uma descida de 0,0418 euros na gasolina e uma subida de 0,0514 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.
Falta agora saber quais serão os cálculos do Ministério das Finanças no que diz respeito ao mecanismo semanal que ajusta o valor do ISP. Os dados costumam ser reportados ao final do dia.
Desde o início do ano, o preço da gasolina já subiu 19 vezes e desceu apenas cinco, mostra a DGEG. No que diz respeito ao gasóleo, houve 17 subidas e seis descidas desde janeiro. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 50 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 54 cêntimos mais caro.
Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 32 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 30 euros do que na primeira semana do ano.
Na próxima segunda-feira, e tendo em conta a subida anunciada, a fatura para atestar um depósito de 60 litros de gasóleo vai ficar cerca de quatro euros mais cara. Já para encher um depósito a gasolina vai gastar menos 2,5 euros.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 2,040 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 2,169 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sexta gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.
Rita Paz/Multinews