Ted Cruz, aspirante à nomeação do Partido Republicano como candidato nas eleições presidenciais de Novembro nos Estados Unidos, abandonou a corrida após perder as primárias de terça-feira no estado do Indiana para o seu rival Donald Trump.
Num discurso a partir de Indianápolis, transmitido pela televisão, o senador do Texas, que se apresentava como a única alternativa a Trump no campo republicano, anunciou a sua retirada, deixando o magnata e o senador de Ohio, John Kasich, sozinhos na corrida à nomeação.
“Demos o nosso melhor no Indiana, mas esta noite os eleitores escolheram outro caminho. Por isso suspendemos a nossa campanha”, anunciou Cruz.
“No entanto, não suspendo a minha luta pela liberdade. Não suspendo a minha luta pela defesa da Constituição, pelos valores judaico-cristãos que fundaram os Estados Unidos. O nosso movimento vai continuar”, afirmou o senador perante os seus apoiantes.
Apesar de Kasich continuar na corrida, a desistência de Cruz deixa o caminho quase totalmente livre a Trump, que após a vitória de terça-feira no Indiana ficou a menos de 200 delegados de conseguir a nomeação em termos matemáticos, apesar de ainda não terem votado estados muito populosos como a Califórnia e New Jersey.
Fonte: Lusa