A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atualiza neste 1 de Abril as tarifas da luz e do gás natural para os clientes no mercado regulado
Para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, a atualização decorrente da escalada de preços nos mercados grossistas representa um aumento de aproximadamente 3% na fatura média mensal de gás natural.
Segundo estimativa, o aumento representa um acréscimo de 33 cêntimos numa fatura média mensal de um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1610 kWh/ano) e de 70 cêntimos na de um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3407 kWh/ano).
Segundo a ERSE, “esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado”.
A ERSE divulgou também que as tarifas da eletricidade no mercado regulado vão aumentar cinco euros por MWh, a partir de hoje. Este aumento representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade.
O regulador referiu, na mesma nota, que o aumento anunciado abrange os consumidores no mercado regulado, que em janeiro eram 927 mil clientes (cerca de 6% do consumo total).
A explicação dada pelo regulador é a de que “esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado.”
Jornal Mira Online