TAP vai encerrar operações de manutenção e engenharia no Brasil

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro, disse hoje à Lusa a presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener.

Não é uma decisão fácil, porque estamos a falar de pessoas, mas estamos a tentar fazer tudo para garantir que esta decisão e a sua implementação é feita respeitando os nossos trabalhadores, a experiência que eles têm em engenharia e toda a lealdade que têm para com a companhia”, afirmou Ourmières-Widener.

Segundo a responsável, a Manutenção & Engenharia Brasil (ex-VEM – Varig Engenharia e Manutenção), tem atualmente 500 trabalhadores, após várias reestruturações que incluíram despedimentos, estando no ativo, pouco menos de 400.

A ideia, explicou, é encerrar de forma gradual a operação, passado o “período de tempo suficiente, fechar a operação”, sendo que as discussões com os sindicatos no Brasil arrancam hoje.

“É uma decisão absolutamente consistente com o plano de reestruturação – temos sido muito diligentes no sentido de assegurar que assim é – nós tentámos vender, mas a indústria está a atravessar uma crise massiva”, disse a presidente executiva, adiantando que foram feitas algumas tentativas de venda do negócio de manutenção no Brasil, no ano passado, “mas não foram bem-sucedidas”.

“Chegámos à solução que temos em cima da mesa hoje, depois de considerar todas as outras opções antes”, garantiu, acrescentando que apesar de difícil, é uma decisão “crítica” para o sucesso do plano de reestruturação.

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro, disse hoje à Lusa a presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener.

A Comissão Europeia informou em 21 de dezembro que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, mas impôs condições, incluindo a separação dos ativos não-essenciais, nomeadamente o negócio de manutenção no Brasil, e os de ‘catering’ (Cateringpor) e de ‘handling’ (Groundforce).

Madremedia