Frederico Morais e Vasco Ribeiro fizeram história no surf português ao eliminarem os dois principais candidatos ao título mundial, Mick Fanning e Adriano de Souza, na terceira ronda do Moche Rip Curl Pro Portugal, em Peniche.
O sonho de Frederico Morais (“Kikas”) vai ainda mais longe, ao ter também já garantido este domingo a sua presença nos quartos de final da competição, após superar na quarta ronda o australiano Joel Parkinson, campeão mundial em 2012, e o norte-americano Nat Young.
Ambos a participar na etapa portuguesa do circuito a convite da organização, Vasco Ribeiro e Frederico Morais surpreenderam tudo e todos ao eliminarem os dois favoritos e a seguirem em frente na prova, na primeira vez que conseguem ir tão longe.
Com a praia cheia e ao rubro pelas vitórias portuguesas, Vasco e Frederico não disfarçaram a felicidade, apesar de deixarem pelo caminho Adriano de Souza e Mick Fanning, respetivamente.
“Kikas” e Mick Fanning, número um do “ranking”, protagonizaram um dos momentos mais marcantes do dia: ainda antes de o “heat” terminar, o australiano reconheceu a derrota e abraçou o português, que pediu desculpa ao seu surfista preferido e manifestou-lhe o desejo de ser ele a ganhar o título mundial.
Também Vasco Ribeiro disse ser um admirador do brasileiro Adriano de Souza, número dois do mundo, quem considera ser o merecedor do troféu este ano. No entanto, a decisão só será conhecida na última etapa do circuito, em Pipeline, no Havai.
Além de Fanning e Adriano de Souza, também o norte-americano Kelly Slater se despediu este domingo do campeonato penicheiro.
O 11 vezes campeão do mundo não conseguiu levar a melhor frente ao compatriota Brett Simpson. Saiu da água ainda antes de o “heat” terminar, visivelmente irritado, mas minutos depois regressou à areia e dispôs-se a cerca de 30 minutos de autógrafos e fotografias com os fãs.
John John Florence, Matt Wilkinson, Mason Ho, Bede Durbidge, Sebastian Zietz, CJ Hobgood, Ricardo Christie, Josh Kerr e Caio Belli ficaram também pelo caminho na terceira ronda.
Este domingo deu-se ainda inicio à quarta ronda, que garantiu o apuramento do brasileiro Filipe Toledo para os quartos de final, derrotando os norte-americanos Kolohe Andino e Brett Simpson, que seguem para a quinta ronda, de repescagem.
A quarta ronda, para a qual a organização vai fazer uma chamada na segunda-feira, às 07.00 horas, vai arrancar com num “heat” disputado por Vasco Ribeiro, frente ao havaiano Keanu Asing e ao francês Jeremy Flores.
Italo Ferreira, Michel Bourez e o campeão do mundo, Gabriel Medina, irão protagonizar a última bateria da quarta ronda.
O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal prolonga-se até 31 de Outubro, na praia de Supertubos, em Peniche.
Fonte e Foto: JN