Muscat, João Vieira, Jota e Poloni foram os “artistas” que garantiram a subida do Casa Pia à I Liga este domingo, 83 anos depois de o clube atuar no principal escalão do futebol português. Já o Rio Ave garantiu o título de campeão — e a subida — com um golo de Aziz e ‘bis’ de Santos.
O Casa Pia assegurou a subida à I Liga ao vencer por 5-1 o Leixões, com ‘bis’ de Jota (16′ e 39′) e outros dois golos de Muscat, que abriu o marcador neste domingo (9′), e João Vieira (12′). Poloni fechou o marcador.
Os quatro golos do Casa Pia foram marcados ainda na primeira parte, com Léo Bolgado encontrar o caminho da baliza pelo Leixões aos 61 minutos. Poloni marcou já no tempo de compensação, o que levou o árbitro a encerrar a partida.
Aos 76′ minutos e já com poucas esperanças de inverter o resultado, o Leixões viu ainda Thalis ser expulso da partida.
Em casa, o Rio Ave, que precisava de apenas um ponto para assegurar o título de campeão da II Liga e o regresso imediato ao principal escalão do futebol português, contou com golo de Aziz logo no primeiro minuto e ‘bis’ de Santos aos 77′ e aos 80′.
Recorde-se que os dois primeiros classificados da II Liga sobem ao principal escalão e o terceiro classificado, o Desportivo de Chaves, joga um ‘play-off’ com o 16.º e antepenúltimo da I Liga, no caso o Moreirense, que no sábado conseguiu ‘agarrar’ esse posto.
Na luta pela manutenção, o Sporting da Covilhã, 16º posicionado com 33 pontos, e o Varzim, 17.º com 32, vão tentar fugir à descida direta e garantir pelo menos o ‘play-off’ com uma equipa da Liga 3.
Os serranos viajam até à região de Lisboa para defrontar o Estrela da Amadora e o Varzim recebe o Mafra. Ambos os encontros têm início agendado para as 15:30 e encerram esta edição da II Liga.
A Académica, última classificada, já está despromovida à Liga 3.
Madremedia