A vitória deixa o Sporting com sete pontos, menos um que o Lokomotiv e menos dois que o Besitas, líder do Grupo G.
Um Sporting com muita personalidade foi até à Rússia fazer a melhor exibição nas provas da UEFA esta época e colocar-se em boa posição para seguir em frente na Liga Europa. Foi uma goleada história já que o Sporting não vencia fora nas provas da UEFA há quatro anos. Montero, Bryan Ruiz, Gelson Martins e Matheus Pereira fizeram os golos dos comandados de Jesus que estiveram a perder logo aos cinco minutos com um golo de Maicon.
Pressionado pelos poucos pontos amealhados nas primeiras quatro jornadas, o Sporting subiu ao relvado do Estádio do Lokomotiv obrigado a vencer, sob pena de dizer já esta quinta-feira o adeus às provas da UEFA. Jorge Jesus fez várias alterações na equipa que eliminou o Benfica da Taça de Portugal, alguns por gestão mas outros em função de alguns castigos e lesões. Marcelo Boeck rendeu o castigado Rui Patrício na baliza. As laterais da defesa foram ocupadas por Esgaio e Jonathan Silva. Gelson Martins e Matheus Pereira também entraram no onze, tal como Montero.
A entrada do Sporting até foi boa. Nos primeiros minutos os homens de Jesus instalaram-se no meio-campo contrário mas sofreram um revés logo aos cinco minutos. Adrien tentou um corte na sua zona defensiva mas acabou por colocar a bola no sítio errado. Aproveitou o brasileiro Maicon para correr para a baliza e bater Boeck com um remate colocado.
A partir daí, o Sporting saiu disparado para uma grande exibição, mesmo estando a jogar com muitos jovens. Com um futebol de passes curtos, sempre apoiado, com linhas juntas, os “leões” foram “encurralando” os russos e chegaram ao empate aos 20 minutos. Ricardo Esgaio centrou na direita, a bola sofreu um desvio e foi encontrar Montero sozinho no primeiro poste. O colombiano desviou de pronto, batendo o guarda-redes Guilherme, fazendo o seu quarto golo na época, o terceiro na Liga Europa.
O “rolo compressor” dos “leões” nunca encontrou força capaz de o parar. Depois de Gelson Martins falhar o 2-1, com Guilherme a fazer uma grande defesa, a equipa de Jorge Jesus vai consumar a reviravolta aos 38 minutos, num lance de belo efeito. Bryan Ruiz vestiu a “pele” de Messi, combinou com Montero e, já dentro da área, “picou” a bola por cima do guarda-redes Guilherme, fazendo um golaço.
Estava resposta a verdade no jogo, já que o Lokomotiv limitava-se a assistir ao futebol do Sporting, de elevada nota artística, diga-se. Foi o que se viu no 3-1, da autoria do jovem Gelson Martins. O extremo foi lançado por Montero (estava ligeiramente adiantado em relação ao último defesa), correu pela direita e colocou a bola por entre as pernas de Guilherme, fazendo o 3-1. Ao intervalo, as notícias eram boas para o Sporting já que no outro jogo o Besiktas vencia o Skenderbeu por 1-0.
O Lokomotiv, com Manuel Fernandes no onze, voltou dos balneários com vontade de dar a volta ou, tentar pelo menos o empate que lhe daria a qualificação. Podia ter reduzido aos 58 quando Esgaio desviou um centro para a própria baliza. A bola embateu no poste da baliza à guarda de Boeck.
Mas depois de Gelson ameaçar, o Sporting vai dar uma “machadada” nas aspirações russas aos 60 minutos. O jovem extremo, lançado por Gelson, correu para a baliza e, com muita calma, voltou a colocar a bola por entre as pernas de Guilherme, fazendo o 4-1.
Aos 69 minutos o 5.º só não entrou por acaso. Montero roubou a bola a um adversário e, com muita frieza, serviu Bryan Ruiz mas o remate do costa-riquenho foi devolvido pela trave.
Os russos ainda reduziram aos 88 minutos por Miranchuk mas já era tarde.
Foi a primeira vitória do Sporting em solo russo e também a primeira fora de portas em quatro anos. A última vitória do Sporting nas provas da UEFA fora de portas tinha acontecido em setembro de 2011, num 2-0 aos suíços do Zurique.
A vitória deixa o Sporting com sete pontos, menos um que o Lokomotiv e menos dois que o Besitas, líder do Grupo G e próximo adversário dos “leões”. Uma vitória em Alvalade atira os comandados de Jorge Jesus para a próxima fase e em primeiro lugar no grupo.
Fonte: Lusa