Os leões continuam sem saber o que é ganhar na Alemanha – um empate e 12 derrotas em 13 jogos – e, esta quarta-feira, foram derrotados pelo Borussia de Dortmund, por 1-0.Ainda assim, e com o surpreendente empate do Real Madrid frente ao Légia de Varsóvia, a equipa de Jorge Jesus continua com hipóteses matemáticas de chegar aos oitavos de final da Champions.
O duelo de Dortmund começou com duas grandes penalidades não assinaladas – uma para cada equipa – e o Borussia só precisou de 12 minutos para se adiantar no marcador. Cruzamento perfeito da direita e Adrián Ramos, que substituiu Aubameyang, suspenso pelo clube, a saltar mais alto do que Paulo Oliveira para cabecear para o 1-0.
O Sporting, num sistema diferente do habitual, não perdeu a calma, mas perdeu uma chance de ouro para empatar. Grande jogada de Bruno César e Castaignos, titular no lugar de Bas Dost, a isolar Gelson Martins, mas o extremo perdeu tempo de remate e permitiu a saída do guarda-redes.
A primeira parte não terminaria sem mais duas claras ocasiões de golo da equipa alemã. Aos 34m, Gotze ofereceu o segundo a Pulisic, mas o remate embateu com estrondo na barra da baliza de Rui Patrício e, em cima do intervalo, Raphael Guerreiro atirou ao lado após excelente iniciativa individual.
Jesus lançou Bas Dost para o lugar de Castaignos na segunda parte e, logo a abrir, Gelson obrigou Burki a defesa apertada. Aos 58m, Adrien voltou à competição, entrando para o lugar de Bruno César, e pouco depois isolou-se, mas foi agarrado por Guerreiro e a oportunidade perdeu-se.
O Sporting dominou, quase por completo a segunda parte, e o Borussia só criou perigo aos 76 minutos, num livre de Schurrle, que Rui Patrício desviou para canto. Na resposta, Schelotto ofereceu o golo a Bryan Ruiz, mas o cabeceamento do costa-riquenho saiu por cima.
O Sporting tentou o empate até ao fim, mas não o conseguiu e, para conseguir chegar à próxima fase da Liga dos Campeões, precisa de vencer os dois jogos que faltam e esperar que o Real Madrid perca com o Borussia Dortmund.
JN