03.5.2024 –
O Sporting não conseguiu apurar-se para a final da Liga dos Campeões de futsal ao ser derrotado pelo Barcelona, na Arménia, depois de o Benfica ter sido igualmente afastado por uma equipa espanhola.
A história da presente edição da Liga dos Campeões de futsal poderia ter sido escrita em português, mas o Sporting, à semelhança do Benfica, não conseguiu avançar para a final da competição. O conjunto português perdeu por 5-4 contra o Barcelona.
FINALISTS!
Barça edge a thriller against Sporting to book their spot in Sunday's final 🍿#UCLFutsal pic.twitter.com/G8XX45aat3
— UEFA Futsal (@UEFAFutsal) May 3, 2024
Os ‘leões’ até marcaram primeiro logo no minuto inicial, por Tomás Paçó, mas depois de oito minutos de vantagem, os catalães empataram a partida na sequência de um autogolo. O Sporting ainda estava a digerir o tento do empate quando Adolfo fez a cambalhota no marcador.
Inconformado, o conjunto português voltou à carga e restabeleceu o empate depois de um golo do jovem ‘pivot’ Zicky Té.
Antes do final da primeira parte, Hugo Neves, aos 17, para os ‘verdes e brancos’, e Hugo Pérez, aos 18, para os ‘Blaugrana’, deixaram tudo em aberto.
Aos 21 do segundo tempo, Catela voltou a colocar o Barcelona na frente da partida, antes de Tatinho empatar para o emblema luso. A partida estava alucinante e a vitória podia cair para qualquer lado.
As tentativas de golo adensavam-se para os dois conjuntos, no entanto foram os espanhóis a chegar à mão cheio de golos, aos 31, desta vez por Matheus Rodrigues.
O marcador não voltou a mexer e foi mesmo o emblema catalão a seguir para a finalíssima onde defrontará, no domingo, o Palma de Maiorca, que eliminou, esta tarde, o Benfica. Também no domingo, Sporting e Benfica lutam pelo terceiro lugar do pódio.
Com esta derrota, os ‘verdes e brancos’ falham a conquista da terceira Champions – venceram em 2019 e 2021- da sua história. Nota para o facto de o Sporting ter chegado à final em todas as últimas três edições da competição.
O Barcelona, que falhou a prova na época transata, procura, assim, igualar o Inter Movistar como recordista de títulos da Champions, com cinco troféus.
Gabriel Mota Figueiredo