Canal detido pela NOS e por Joaquim Oliveira assegurou os direitos de transmissão dos jogos da liga inglesa a partir da próxima época e por três anos mas não foi divulgado valor do investimento.
A Sport TV fechou a transmissão dos jogos da Liga Inglesa, anunciou a empresa detida em ‘joint-venture’ pela NOS e por Joaquim Oliveira.
A transmissão dos jogos será feita a partir de 2016/2017 por três épocas, com um programa ‘premier world’, jogos e resumos, segundo está a ser anunciado por Nuno Ferreira, director de programas e informação da Sport TV, em conferência de imprensa. Em causa estão 380 jogos por temporada mas o valor do investimento não foi divulgado. O negócio, acrescentou o responsável, foi bastante disputado. A Sport TV conta com 450 mil assinantes.
Além disso, o canal vai oferecer clips dos jogos num serviço através da internet.
O anúncio surge um dia depois da NOS ter chegado a acordo com o Benfica para ficar com os direitos do clube e também com a transmissão e distribuição da Benfica TV, por um máximo de 10 anos e até 400 milhões de euros.
Este valor vai sendo progressivo ao longo dos anos e poderá, assim, não chegar aos 400 milhões definido como limite. Além disso, o contrato, que arranca já na próxima época, tem a validade de três anos e pode ir sendo renovado até um máximo de dez.
Não é claro ainda se a Benfica TV ficará como conteúdo exclusivo NOS mas o que é certo é que a operadora liderada por Miguel Almeida poderá distribuir o canal a nível internacional.
Nuno Ferreira, questionado pelos jornalistas sobre os direitos do Benfica, remeteu todos os esclarecimentos para a NOS, dizendo que – apesar da NOS ser accionista da Sport TV – a Sport TV não tem qualquer relação com o negócio.
Assim, fica afastada também a possibilidade da NOS ter de aumentar o valor que paga ao Porto pelos direitos. É que no contrato com a Sport TV existia uma cláusula que garantia ao Porto o direito de receber 80% dos valor de futuros contratos que o canal assine com o Benfica.
Ao que apurou o Económico este tema não se coloca neste contrato entre NOS e Benfica, já que este acordo foi feito na PPTV, entidade de Joaquim Oliveira que tem os direitos desportivos, não tendo qualquer relação com a NOS.
O contrato entre NOS e Benfica, que confirma as notícias dos últimos dias, vem revolucionar um sector que tem revelado um apetite crescente por conteúdos exclusivos e diferenciadores. Terá sido a aproximação da Altice ao Benfica a motivar a resposta da NOS. A Altice já fechou, entretanto, os direitos do Boavista, noticiou ontem o “Expresso”.