Solidariedade e Alegria: Portomar vai “bombar” por dois dias!

Na sexta-feira será o Concerto Solidário pelo povo da Ucrânia. No sábado acontecerá a primeira atividade das Festas deste ano. Todos os caminhos vão dar a Portomar durante este fim de semana!

O Jornal Mira Online conversou com três elementos da Comissão de Festas de Portomar e Cabeço (que é composta por 25 elementos, para além de outras pessoas amigas) deste ano, para saber quais são as expectativas para os dias 6 e 7 de Maio, “que muito prometem!”

José Castelhano, Francisco Arrais e Joaquim Teixeira deram conta da felicidade desta Comissão poder “contribuir, um pouco qe seja” para diminuir a dor atroz que o povo ucraniano tem sofrido há mais de dois meses.

Uma guerra “estúpida e sem sentido algum” tomou parte do cotidiano de um país e de um povo soberanos, que vêem, dia após dia, as mortes aumentarem de maneira ignóbil, as destruições mais profundas acontecerem e a fuga e deslocação de milhões de pessoas que, até a não muito tempo, levavam uma vida comum…

É neste sentido que nasceu a ideia deste Concerto Solidário onde cem por cento das receitas serão revertidos em bens alimentares e outros, que a Cruz Vermelha da Polônia considerar necessários para poder contribuir com o povo da Ucrânia.

Com a ajuda preciosa e fundamental da Quitérios e da Costa & Ramos, rapidamente a ideia saiu do papel e tomou forma, com os necessários contatos internacionais para que todo o material chegue a quem deva chegar, ou com a garantia da necessária logística e convite aos artistas que irão estar em palco de forma totalmente gratuita e humanitária.

Desta maneira, a iniciativa da Comissão de Festas, apoiada “de caras pelo Lineu” da Costa & Ramos e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mira e de muitos outros “importantes patrocínios de empresas e particulares” irá acontecer na sexta-feira com nomes famosos da cultura popular local, regional e nacional.

Os convites estão a ser vendidos “a muito bom rítmo” mas, poderão ser adquiridos no local, no próprio dia dos Espetáculos.

Aproveitar a “estrutura montada” e realizar outra festa já no dia seguinte…

Como “uma noite só é muito pouco”, a Comissão de Festas e os organizadores do primeiro evento acordaram que seria aproveitada a estrutura para, na noite seguinte, dia 7 de Maio, realizarem a “primeira Festa desde 2019” no local.

Assim sendo, a “Festa D´Alegria!” será a primeira de uma série programada de ações de angariação de fundos para as Festas, propiamente ditas, que acontecerão em Agosto. Certamente, também levará grande público ao recinto, como prova de que o povo de Portomar e Cabeço – e não só – está desejoso de voltar a contatar e conviver em sociedade.

Também nesse dia, estarão a venda os bilhetes para a entrada.

Elevar a Festa de Portomar e Cabeço “a um outro nível”

Castelhano, Francisco e Joaquim também deixaram pistas para o que pretendem com este primeiro ato das Festas de 2022.

“Queremos ser uma Festa de referência ainda maior na nossa região” garantem. Para tal, planearam todos os passos a dar “com cabeça, tronco e membros” – como, por exemplo, a elaboração de um logotipo definitivo – no sentido de deixar uma mensagem de quererem abrir ainda mais ao mundo uma festa que, garantem, “não tem início, meio e fim, nas gentes das duas localidades ou do Concelho”.

Cada vez mais são as pessoas que chegam de outros Concelhos, outras regiões, outros países não sendo estas pessoas, necessariamente, emigrantes. O que a organização pretende é, com a qualidade já existente ao longo dos anos e com o know-how adquirido, aprimorar ainda mais o que de bom já foi feito, procurando dar um novo toque de excelência em todas as ações vindouras.

Desde a “total transparência dos números da Festa em apoio ao povo ucraniano, com os números revelados sobre o valor angariado”, passando pela mesma ação na Festa do dia 7 até as contas finais de Agosto, e outros projetos que irão sendo revelados atempadamente, o que a Comissão pretende é elevar ainda mais o bom nome adquirido ao longo dos tempos, por todos os que fizeram parte de outras Comissões, e que muito deram em prol do evento.

O que esta Comissão pretende é aproveitar “o muito que já foi realizado, de bom… e crescer ainda mais, modificar, melhorar e conseguir levar ainda mais longe os nomes de Portomar e Cabeço, que nos orgulham sobremaneira.”

Jornal Mira Online