Jovem representará a seleção nacional de ciclismo no Campeonatos do Mundo
Sofia Gomes, ciclista do Clube União Vilanovense (Cantanhede) que participará no Campeonato do Mundo de Estrada (19 a 26 de setembro), na Bélgica, foi recebida pelo executivo municipal na última reunião camarária.
A jovem atleta da equipa da Vesam/Blok – Vilanovense Cycling Girls irá representar a seleção nacional de ciclismo no escalão júnior feminino, acompanhada por Beatriz Roxo, da equipa Academia de Ciclismo de Paredes, numa prova que se realiza no próximo dia 25 de setembro, a partir das 7h15.
Na receção a Sofia Gomes e à equipa de apoio na competição, a presidente da autarquia, Helena Teodósio, felicitou a “ciclista pelos brilhantes resultados obtidos em provas importantes do calendário da modalidade e que culminaram com esta convocatória para representar a seleção nacional no Campeonato do Mundo de Estrada, fruto de um trabalho consistente e absolutamente meritório por parte do Clube União Vilanovense. Parabéns à atleta e ao corpo técnico, mas também aos dirigentes do clube que de há alguns anos a esta parte está a atingir uma posição de relevo pelos prestigiantes prémios alcançados numa modalidade com alguma tradição no concelho, elevando o nome de Cantanhede a nível nacional e internacional.”
Por fim, Helena Teodósio desejou que “o desempenho desportivo da Sofia Gomes corresponda à sua grande motivação. A pessoa tem de saber sonhar e voar, e percebi pelas suas palavras que ela sabe, disse a autarca, adiantando que “agora é seguir com a certeza de que o futuro trará excelentes resultados.”
Por seu lado, Sofia Gomes agradeceu a receção da presidente da Câmara, “um gesto que traduz o reconhecimento do trabalho e da dedicação no Clube União Vilanovense. Foram quatro anos ao lado do Arménio Alves e devo dizer que tudo o que consegui atingir devo-o a ele e à minha família.” Os seus principais objetivos para o futuro “passam por ir para uma equipa profissional e começar a correr lá fora, elevando ainda mais o nome Portugal e do seu ciclismo. É por aí que eu estou a tentar ir.”
Em representação do Clube União Vilanovense esteve Ana Ferraz, que enalteceu o “o papel do Clube União Vilanovense “na projeção do ciclismo jovem”, lamentando “a impossibilidade de Arménio Alves estar nesta receção, pois é ele o grande mentor do projeto. Muito do sucesso da Sofia e de outros atletas vem da sua persistência, dedicação e empenho”, disse aquela responsável.
Recorde-se que a jovem ciclista alcançou lugar de destaque no Campeonato da Europa Estrada, em Trento, Itália, alcançando a 18ª posição, num total de 90 participantes (start list), no escalão júnior, a apenas 1m17s da Campeã Europeia, da ciclista alemã Linda Riedmann, que completou os 66km em 1h53m09s.
Alcançou também ao serviço da seleção nacional o 14ª lugar na Taça de Espanha Feminina Cofidis, disputada em Valladolid (Espanha) e o 11ª lugar na Taça das Nações que se realizou no País Basco (Espanha). Participou igualmente no estágio que a seleção nacional júnior realizou no Centro de Alto Rendimento, em Anadia.
A nível nacional Sofia Gomes também esteve em destaque na primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que se realizou de 2 a 5 de setembro, ao alcançar a vitória na classificação de juniores (Camisola Branca) e o título de vice-campeã na classificação geral, apenas atrás de Raquel Queirós.
De salientar ainda o título de Campeã Nacional Júnior de Rampa alcançado no Campeonato Nacional de Rampa em Ciclismo que decorreu a 12 de setembro, em Mondim de Bastos, numa prova que consistiu na escalada em bicicleta, do Monte Farinha, frequentemente designado por Senhora da Graça, na extensão de cerca 8 km num sistema contrarrelógio, com partidas individuais.