A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em parceria com a Federação Portuguesa de Columbofilia, Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, Clube de Futebol Os Marialvas, Febres Sport Club, União Desportiva da Tocha e Centro Cultural Desportivo de S. Caetano, prestou, recentemente a devida homenagem a uma das figuras mais ímpares da sua história, o associado nº1 e campeão olímpico José Conceição dos Santos.
Para além destas entidades, associaram-se à iniciativa o Município de Cantanhede, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e as Juntas de Freguesia de Febres, S. Caetano e Tocha, testemunhando e agradecendo o trabalho desenvolvido pelo homenageado nos clubes de futebol daquelas freguesias.
Com esta homenagem pretendeu-se evocar a pessoa que é José Santos e celebrar as causas de sempre de um homem que é um verdadeiro exemplo de dedicação ao associativismo e afirmação cívica, do concelho de Cantanhede.
Após dar inicio ao jantar e integrado no programa desta Homenagem a Tuna dos Trabalhadores dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cantanhede e da Inova, proporcionaram, a todos os presentes, um breve momento musical, seguindo-se o momento mais significativo da noite, a Homenagem a José Santos.
Magda Silva e Francisco Lourenço, começaram por ler o diverso expediente que chegou à Comissão Organizadora, com destaque para as missivas de alguns familiares, de Idílio Cravo e José Abrantes, tendo todos colocado em relevo a figura do homenageado.
Após a leitura das mensagens, deu-se início à apresentação de um breve filme que reflectiu um pouco a passagem e a obra de José Santos, nos diversos clubes em que colaborou.
Terminada a apresentação do documentário, Rui Santos, filho do homenageado, deu o testemunho da família, referindo-se um pouco à vida associativa de seu pai.
Francisco Ribeiro, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, começou por agradecer a presença de todos, referindo-se ao homenageado como um companheiro que ao longo destas décadas é um verdadeiro exemplo de dedicação a uma causa nobre, finalizando referindo que o seu trabalho irá perdurar pelos tempos próximos, sendo a sua obra de um altruísmo notável e um verdadeiro exemplo, para as gerações vindouras.
De seguida Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, procedeu ao elogio público do homenageado, começando por referir que acompanha o homenageado nas lides da columbofilia desde a década de 60, reconhecendo em José Santos o grande obreiro da columbofilia na Associação. Referiu igualmente, o trabalho desenvolvido por José Santos, no período mais difícil e que só a sua dedicação e labor, permitiu naqueles conturbados tempos “assegurar” a prática da columbofilia.
Um caminho difícil, tortuoso, mas vencido com a vontade férrea de não deixar morrer a modalidade, tornando possível, com a ajuda de alguns jovens, regressados do ultramar, antes da chegada da democratização do desporto, caminhar para a modernização da colectividade, aparecendo nesta altura os sócios simpatizantes e outras actividades desportivas, para além da columbofilia.
Lusitano Espinhal, referiu-se ainda ao homenageado como um dirigente de grande estirpe, que tem alcançado excelentes resultados desportivos e que continua diariamente com uma dedicação impar à modalidade.
O momento seguinte, foi dedicado às pessoas e entidades que se quiseram associar na oferta de algumas lembranças, que vão perpetuar a memória desta Homenagem, nomeadamente do Clube de Futebol Os Marialvas, Febres Sport Clube, Centro Cultural e Desportivo de S. Caetano, União Desportiva da Tocha, Rancho Regional Os Esticadinhos, Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Juntas de Freguesia de Febres, S. Caetano e Tocha, da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, sendo por alguns dirigentes associativos e pela Professora Aidil Machado, referido, naquele momento, as qualidades do homenageado.
Após breve pausa, Magda Silva e Francisco Lourenço, responsáveis pela apresentação da festa de homenagem e de dar cumprimento ao protocolo elaborado pela Comissão Organizadora, convidaram o Presidente da Assembleia Geral e da Direcção, Francisco Ribeiro e Lurdes Silva a oferecer a lembrança oficial desta homenagem.
Momento simples mas de grande significado em que as emoções vieram ao de cima e que provocou um dos grandes aplausos da noite.
Em acto contínuo, José Luis Jacinto, Vice Presidente da Federação Internacional e da Federação Portuguesa de Columbofilia, leu uma mensagem enviada pelo Presidente da Federação Columbófila Internacional, José Tereso distinguindo de seguida o homenageado com o emblema dourado daquela Federação Internacional, aproveitando o momento para dirigir algumas palavras, referindo que José Santos, detentor do “Troféu Carreira e Prestigio”, é uma figura incontornável na columbofilia nacional, sendo uma das suas maiores referências. Referiu por último, que o homenageado é, por direito próprio, um exemplo para a columbofilia e que o seu nome ficará inscrito na história da modalidade.
Para encerrar esta entrega de lembranças, Helena Teodósio, Vice Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, entregou a medalha do Município de Cantanhede, colocando em relevo a pessoa que é José Santos, sublinhando ser para o associativismo do concelho um verdadeiro exemplo de dedicação à causa pública, referindo também, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense é, nos dias de hoje, uma das Associações mais dinâmicas do concelho e credora dos apoios do município. Deixando por último, um obrigado muito especial, à sua família e em especial à sua esposa que sempre esteve ao seu lado.
De seguida chegou o momento mais significativo da homenagem com a presença de José Santos no púlpito para num breve momento, agradecer a Festa, começando por dirigir-se a todos os presentes, agradecendo a sua presença e a homenagem que lhe proporcionaram.
Para encerrar esta cerimónia de homenagem ao José Santos, todos os presentes efectuaram um brinde, oferecido pela Adega Cooperativa de Cantanhede.
.