Só precisa do seu rato para ver mais de 100.000 estrelas

Criado em 2008, o Chrome é o navegador mais popular do planeta, mas tem uma série de funcionalidades que vão muito mais além da simples navegação de páginas na internet.

Um dos recursos mais impressionantes é o Chrome Experiments, um conjunto de experiências que envolve programas interativos e projetos de arte digital, feitos para “funcionarem” diretamente no próprio browser.

Inicialmente criado para testar os limites do JavaScript no navegador da Google, o Chrome Experiments tornou-se uma espécie de montra de tecnologias que funciona num esquema de código aberto.

Já foram publicados mais de mil projetos nesta plataforma e um deles é o 100.000 Stars.

Nesta experiência, o utilizador consegue ter uma visualização 3D interativa de mais de 100 mil estrelas próximas do nosso planeta. Mais concretamente, 119.617 corpos celestes, sendo que é possível clicar em 87 deles.

Aí, os utilizadores vão ter informações detalhadas sobre cada estrela, dados esses fornecidos por várias fontes como o Catálogo Hipparcos, da ESA.

O passeio pelo espaço pode ser feito pelo site ou através de uma extensão do navegador. E, seja qual for a sua escolha, vai ter sempre música a acompanhar a sua viagem espacial.

sapotek