Situação dos incêndios em Portugal nesta terça-feira (Atualizada)

17.9.2024 –

Informações atualizadas constantemente… Três bombeiros morreram nesta terça-feira

  • PRIMEIRO MINISTRO: Governo anunciou que vai ser decretada situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos fogos, acrescentando que “as horas difíceis ainda não acabaram” e que continua a ser necessário pedir ajuda aos “nossos parceiros”.
  • LUÍS MONTENEGRO: Primeiro Ministro prometeu esta noite que o Governo vai fazer tudo o que for possível para identificar e levar à Justiça os responsáveis pelos incêndios que estão a fustigar o país.“Não podemos perdoar a quem não tem perdão”, disse.
  • A 24: Autoestrada reabriu hoje pelas 20:00 horas, porém, foi novamente encerrada nos troços entre Vila Pouca de Aguiar e Vidago e Fortunho e Vidago
  • SEVER DO VOUGA: Uma pessoa ficou ferida com gravidade no incêndio de Sever do Vouga. O fogo continua a atingir casas, sobretudo devolutas, e destruiu pelo menos 5 empresas.
  • TRAGÉDIA EM TÁBUA: Três bombeiros da Corporação de Vila Nova de Oliveirinha (um bombeiro e duas bombeiras) perderam a vida quando seguiam para um incêndio em Tábua. Todos estavam a numa viatura que terá sido apanhada pelas chamas
  • POMBAL: A GNR deteve um homem de 75 anos, no passado domingo, por suspeitas de ter sido responsável por um incêndio que consumiu uma área total de 100 metros quadrados de mato, na localidade de Casal d’Além.
  • CONDEIXA-a-NOVA: Mulher de 47 anos foi detida e é suspeita de seis crimes de incêndio florestal anos “ocorridos nos dias 12, 13, 15 e 16 do corrente mês”.,
  • MANGUALDE: Três localidades estão em risco. São elas: Mourilhe, Mesquitela e Fundões
  • COIMBRA: O incêndio já foi dado como dominado pelas autoridades, mas alguns operacionais vão continuar no terreno como forma de prevenção. O vereador Carlos Matias Lopes diz que ainda há “uma nuvem muito densa de fumo na cidade” e alerta “os mais idosos e mais novos” a terem cuidados: devem “beber muita água e, se possível”, manterem-se em zonas fechadas”.
  • NASA: Incêndios são possíveis de serem vistos do espaço (Imagem abaixo: NASA Worldview)
  • ALBERGARIA-a-VELHA: Há cerca de cinco mil hectares de terreno e pelo menos 20 habitações atingidas pelas chamas. A noite foi complicada e continuam ativos vários focos de incêndio, mas a situação está agora mais calma.

  • GOVERNANTE AFIRMA: “As pessoas têm de sentir que não estão sós”, afirmou à Antena 1, o ministro adjunto e da Coesão Territorial. Manuel Castro Almeida garante que o Governo está a fazer os possíveis para dar resposta a todas as situações urgentes motivadas pelos incêndios dos últimos dias. O ministro adjunto e da Coesão assegura que o Executivo está já a trabalhar, em conjunto com os autarcas dos municípios mais afetados pelos fogos, para que ninguém fique sem os apoios necessários. Manuel Castro Almeida é o coordenador da equipa anunciada pelo primeiro-ministro e que se reúne pela primeira vez esta terça-feira de manhã, em Aveiro.
  • CASTELO BRANCO: O incêndio que começou no domingo à noite na localidade de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, destruiu cerca de 300 hectares de floresta, mato e terrenos agrícolas, disse hoje o presidente da Câmara.
  • CASTRO DE AIRE: O vento forte que se faz sentir em Castro de Aire está a dificultar o combate às chamas. Na Moita, o fogo entrou na localidade e destruiu vários barracões e armazéns usado pela população para guardar maquinaria agrícola.
  • SEÇÃO REGIONAL DO CENTRO DA ORDEM DOS MÉDICOS: “A SRCOM apela a todos os colegas que contactem as autoridades que estão no terreno, a fim de ajudar na assistência aos que enfrentam as terríveis consequências dos incêndios”.
  • ÁGUEDA: Lar de idosos de Á-dos-Ferreiros foi evacuado com sucesso.
  • INCÊNDIOS RURAIS – CONSTRANGIMENTOS NA FERROVIA:
    Linha do Douro
    Circulação suspensa entre Marco de Canaveses e Régua
    Linha do Vouga
    Circulação suspensa entre entre Aveiro e Sernada
    Circulação suspensa entre Espinho – Vouga e Paços de Brandão
    INCÊNDIOS RURAIS – CORTES DE VIAS:
    A1 – Corte Total entre o nó de Aveiro Sul e nó Albergaria
    A25 – Corte Total entre Angeja e Reigoso (Viseu)
    IC2 – Corte entre A25 e EN1-12
    EN16 – Corte Total entre Cacia e Sever do Vouga
    A13 – Corte entre Coimbra e nó da A13-1 Condeixa
    EN17 – Está só condicionada
    A25 – Corte Total entre Mangualde e Chãs de Tavares
    EN 234 – Corte Total entre Canas de Senhorim e Oliveirinha
    IC12 – Desde EN234 a Carregal do Sal
    EN16 – Corte Total entre Mangualde e Chãs de Tavares
    A24 – Corte Total entre o nó de Castro Daire e o nó de Arcas/Mamouros
    A24 – Cortada nos dois sentidos entre o nó de Samardã e nó de Vila Pouca de Aguiar
    EN2 – Total entre Covelo e Pedras Salgadas
    EN 103 – Entre Assureira e Águas Frias.
    EN 2 – Entre Nó de Carrica e nó Tourencinho
    A43 – Neste momento corte nos dois sentidos
    EN 2 – Interdita km 14 ao km 15, (Vilarinho da Paranheiras, PTer Chaves/CTer Vila Real)
    EN 207-4 – Entre Gonça e Garfe
    Números oficiais atualizados

(Atualização mais recente: 23:03 horas)