Sindicato dos Jornalistas iliba José Rodrigues dos Santos

Entidade considera que não houve “qualquer intenção de fazer uma discriminação de carácter homofóbico” no caso da referência ao deputado Alexandre Quintanilha.

O Conselho Deontológico do Sindicato do Jornalista (CDSJ)  emitiu hoje uma deliberação em que dá razão a José Rodrigues dos Santos, no caso em que o pivot da RTP se referiu ao deputado socialista Alexandre Quintanilha como “eleito ou eleita”, no Telejornal.

“O CDSJ conclui que, de acordo com as explicações apresentadas por José Rodrigues dos Santos, se está perante um lapso, que embora lamentável, resulta de erros processuais decorrente da evolução do alinhamento do noticiário em causa”. Perante esta conclusão, o conselho deliberou que “não pode ser incutida a José Rodrigues dos Santos qualquer intenção de fazer uma discriminação de carácter homofóbico ao deputado Alexandre Quintanilha”.

O parecer termina com o CDSJ a saudar “o facto de José Rodrigues dos Santos ter procedido à correcção do seu erro no dia a seguir, no mesmo espaço noticioso da RTP1, com o pedido de desculpas devido aos dois deputados que foram vítimas do seu engano”.

A resposta do conselho surge na sequência de uma queixa enviada ao sindicato acusando o jornalista de ter proferido um “comentário homofóbico” no Telejornal de 7 de Outubro, a propósito de uma reportagem sobre os novos deputados da Assembleia da República.

Na defesa, José Rodrigues dos Santos recorreu a um parecer de Helena Ramos, professora de Revisão de Texto da Universidade do Algarve e revisora profissional de textos.

Fonte: economico