11.4.2023 –
Os símbolos que acompanham e representam a Jornada Mundial da Juventude, que irá decorrer em Lisboa em agosto, estão em peregrinação desde esta terça-feira, 11 de abril, no concelho de Cantanhede, onde permanecem até à próxima quinta-feira, 13 de abril.
Na passagem pelo concelho, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos na freguesia de Ançã, esta terça-feira, onde decorreu um cortejo pelas ruas da vila até à Capela de S. Bento.
O programa deste primeiro dia inclui passagens pela União de Freguesias de Portunhos e Outil, Cordinhã e Murtede, terminando com uma vigília na Igreja Matriz da Pocariça.
Para quarta-feira, 12 de abril, o programa inclui a oração da manhã, pelas 07h30, na Igreja Matriz da Pocariça, e a bênção dos símbolos na Igreja do Bolho, às 08h45.
Seguem-se passagens pelas freguesias de Ourentã, Tocha, Sanguinheira e Cadima, terminando o dia na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, onde a partir das 17h00 decorre um desfile desde o quartel dos Bombeiros Voluntários até à Câmara Municipal de Cantanhede, onde os símbolos da JMJ serão recebidos.
Num gesto simbólico do espírito de união que simboliza esta peregrinação, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, faz-se acompanhar nesta receção por todos os presidentes de Junta ou de União de Freguesias do concelho.
Às 19h00, na Igreja Matriz de Cantanhede, realiza-se a a Eucaristia de Envio, presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra. Uma hora depois, os símbolos serão transportados até ao Museu Etnográfico da Praia de Mira.
Na quinta-feira, 13 de abril, Carapelhos, a peregrinação inicia com a passagem dos símbolos entre os Bombeiros Voluntários de Mira e os de Cantanhede, seguindo-se o almoço com exposição dos símbolos na Confraria dos Nabos.
Seguem-se passagens pelas freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, São Caetano e Febres. Nesta última, pelas 18h00 decorre o concerto final desta peregrinação pelo concelho de Cantanhede, com atuações da Associação Infanto Juvenil Pequenas Vozes de Febres, Coro AGA e Grupo 70×7.