A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai dinamizar, no dia 2 de Setembro (segunda-feira), mais uma sessão LADOaLADO.COM no Teatro-Cine, em Pombal, a partir das 15h30.
Com o tema: “Enfermeiro nas ERPI – A Diferença no Cuidar”, acreditamos que será um momento de formação e discussão aberta entre pares sobre o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) – qual o perfil destes profissionais, quais as suas rotinas, os seus desafios, preocupações e formas inovadoras de atuar.
Atendendo que o envelhecimento populacional é uma realidade adquirida em Portugal e em todo o mundo, aumentam os desafios no sentido de termos respostas adequadas ao aumento da procura de cuidados de saúde e com a adaptação dos sistemas de saúde a esta nova realidade, garantindo a sua viabilidade.
É importante conhecer a realidade de funcionamento das ERPI, principalmente no que respeita à dotação e campo de atuação dos Enfermeiros que integram uma vasta equipa multidisciplinar com elevado nível de formação e experiência a operar nestas unidades.
O Enfermeiro será o profissional com responsabilidade e competências para promover a autonomia, vigiar o estado de saúde, reabilitar funcionalmente, prevenir complicações e, fundamentalmente, garantir a qualidade de vida dos mais idosos.
A aposta em cuidados de Enfermagem nas ERPI reveste-se de vital importância, uma vez que deverá ser encarada como um investimento e não como um custo, documentando devidamente os ganhos em saúde provenientes da sua intervenção, quer do ponto de vista assistencial, quer no plano económico.
Entre os palestrantes estão a Enfermeira Sílvia Nunes (enfermeira portuguesa no Reino Unido que foi eleita Melhor Enfermeira” da região Leste de Inglaterra e melhor enfermeira pela inovação, criatividade e atenção no trabalho nos Great British Care Awards); Rui Tavares (Enfermeiro e Coordenador Técnico de ERPI) e Sérgio Branco (Coordenador Político da OE pela área; Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Sul da OE). A sessão conta ainda com a moderação de Sérgio Batata (Vogal do Conselho de Enfermagem da SRCentro).
Esta acção de formação, com a duração de 3 horas, atribui 0,4 Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP)
para efeitos de certificação de competências.
A inscrição é totalmente gratuita, mas obrigatória através deste link: https://bit.ly/33rQ4p8