Decorreu no passado dia 30 de Outubro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, a sessão de esclarecimentos “A Magia dos Chás e das Infusões”. A dinamização da iniciativa esteve a cargo do Mário Rumor, funcionário do Município, na Divisão de Manutenção de Equipamentos e Infraestruturas, que contou ainda com a presença do Vice-Presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso.
O autarca na sua intervenção “enalteceu e louvou a interessante iniciativa destacando a generosidade deste funcionário que se disponibilizou para junto dos colegas de trabalho divulgar as propriedades medicinais e a mais valia para a saúde dos chás e infusões” e congratulou ainda o orador “pelos seus muitos conhecimentos nesta área e pela utilidade da temática abordada nesta sessão, bem como a partilha saberes permitindo um uso medicinal adequado a todos os presentes.”
Já Mário Rumor começou por realçar que “não são precisos motivos para se consumir chás, pois eles apresentam variadíssimos e importantes benefícios para a saúde. Alguns dos chás que vou apresentar, devido às suas características, são benéficos, para melhorar a digestão, ajudar a queimar calorias, controlar e regularizar a tensão arterial, ou mesmo diminuir significativamente a ansiedade”. Mário Rumor afirmou ainda que “com o ritmo de vida que levamos hoje, gestos simples como o consumo de chá, podem melhorar significativamente o nosso estilo de vida, e consequentemente, a nossa saúde”.
O consumo de chá é um hábito milenar e teve a sua origem na China, tendo sido dado a conhecer à Europa pelos navegadores portugueses, difundindo-se depois um pouco por todo o mundo, tornando-se a segunda bebida mais consumida no mundo, só superada pelo consumo da água.
Sobre Mário Rumor
Mário Rumor nasceu em Vilamar, freguesia de Febres, em 1960. Trabalha no Município de Cantanhede desde 1996.
Apreciador de plantas e da vida saudável, desde jovem, aprimorou o interesso pelo estudo de plantas, em particular das medicinais, das suas propriedades terapêuticas e formas de uso, na área da culinária e confeção de chás e infusões. Este gosto pelo estudo das plantas e sua utilização em chás e infusões herdou-o da mãe e de outras pessoas mais velhas, com as quais aprendeu muito do que sabe. Com algumas plantas, gosta ainda de produzir licores e perfumes.
Mário Rumor dedica-se também à pintura, atividade em que ocupa parte do tempo livre. Para além destas temáticas, gosta de conversar e partilhar com os outros, alguns saberes que possui, nomeadamente sobre aproveitamento de desperdícios alimentares, vida saudável, entre outros.
Em dezembro de 2016, Mário Rumor participou na conferência “Chás e Infusões” e em novembro do ano seguinte, na oficina “Aproveitamento de desperdícios alimentares”, que se realizaram na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no âmbito do projeto concelhio Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos.