Semana de chuva com neve pelo meio

O frio chega na terça, mas dura pouco tempo. Chuva forte e agitação marítima colocam 12 distritos sob aviso laranja.

A primeira semana do ano começa com chuva, sobretudo nas regiões do Norte e Centro.

“Vamos ter períodos de chuva que será por forte e persistente no Norte e Centro e também no alto Alentejo, uma situação que levou à emissão de avisos laranja”, refere à Renascença o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Ricardo Tavares.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa são os distritos a laranja, devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos dez metros de altura.

“Ao longo da tarde, vamos passando a um regime de aguaceiros e uma massa de ar bastante mais fria vai entrando. Passamos a ter uma situação de aguaceiros com queda de neve acima dos 1200/1400 metros”, prossegue.

Na terça-feira, chega o frio, com “uma descida acentuada da temperatura, tanto da mínima como da máxima”. O cenário mantém-se na quarta-feira, mas “depois uma massa de ar mais quente volta a entrar e voltamos a ter períodos de chuva”, mas sem neve, o que significa que “acaba por haver precipitação todos os dias nas regiões Norte e Centro.”

Esta segunda-feira, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 6h00 de terça-feira, devido à previsão de agitação marítima.

Quanto a temperaturas, vão variar entre oito graus de mínima em Bragança e os 19 de máxima em Faro.

Fonte: rr.sapo.pt