A encerrar as muito participadas e vividas comemorações do centenário, a Paróquia do Seixo vai apresentar, no domingo dia 27 de dezembro, pelas 15 horas, na Igreja paroquial, o livro “ SEIXO-MIRA – 100 anos de Paróquia” da autoria do Dr. Fernando Neves (que nos últimos 20 anos dedicou com alegria, orgulho e carinho, o seu tempo a fazer trabalho de investigação sobre o Seixo) e do seu filho João Neves (que o completou, por falecimento do pai).
A sessão de apresentação será feita por Luís Rocha (que falará em nome da comissão organizadora do centenário) , pelo autor, pelo Padre João Castelhano, pelo Padre Jorge Germano e pelos Presidentes da Junta do Seixo e da Câmara de Mira, presidida pelo Bispo Dom João Lavrador (filho do Seixo)
Contará ainda com alguns apontamentos culturais de grupos que ajudaram a construir e a animar a Paróquia e a Freguesia neste centenário.
Mesmo com lotação presencial para cerca de 150 pessoas (cumprindo todas as regras de saúde e segurança) mas considerando que “há outro Seixo na diáspora” e de forma a permitir que estes emigrantes e outras pessoas possam participar, a sessão será transmitida on-line através do Facebook da Associação Cultural e Recreativa do Seixo.
Trata-se de um trabalho muito exaustivo, com a descrição fundamentada e documentada da criação do Curato e Paróquia, descrevendo as lutas e muitas iniciativas do povo do Seixo para conseguir esta autonomia. Contextualiza a criação da Paróquia, explorando as origens do Seixo, analisa o início do povoamento, identificando os primeiros habitantes e localizando os primeiros lugares habitados e a evolução demográfica de uma população muito trabalhadora, que ousou construir estruturas próprias de forma a obter a independência religiosa. Faz ainda a caracterização dos diferentes lugares de culto, desde a primitiva Igreja de São Tomé em Mira até à Igreja nova do Seixo, identificam os Padres que estiveram no Seixo, desde a primeira década do séc. XX, e demonstram a Fé Cristã de uma comunidade singular, crente e praticante, através da Acção Pastoral desenvolvida na Paróquia do Seixo.
Trata-se pois de um momento alto pela oportunidade e relevância do livro e pela importância da informação nele contida que nos ajuda a todos a conhecer e valorizar os 100 anos da nossa Paróquia.
A vastíssima pesquisa feita pelos autores, nesta obra colocada à disposição de todos, permite conhecer as dificuldades e o arrojo da criação do curato e da paróquia (liderada pelo Padre António São Miguel com o envolvimento da população), conhecer a história da paróquia e a vida e dinamismo dos grupos e dos vários movimentos que, ao longo destes 100 anos, construíram a comunidade que somos.
Este livro engrandece as comemorações do centenário: ajudando-nos a olhar o passado com gratidão, descobrindo, recordando e reconhecendo o precioso legado que nos foi transmitido por aqueles que nos precederem, em particular os vários Párocos que serviram o Seixo e muito contribuíram para o crescimento religioso mas também social e cultural; a conhecer os muitos movimentos e os seus responsáveis que ao longo deste século ajudaram a construir uma paróquia unida, solidária e entusiasmada pela presença e pelo anúncio de Cristo, certamente os alicerces e a âncora da vitalidade da paróquia hoje. Sublinho a importância de preservar a memória dos que nos antecederam e ser capaz de crescer na vivencia comunitária a partir dela. Todos temos a grande responsabilidade de dar continuidade a este belo trabalho de evangelização.