SEGURANÇA DÁ ORIGEM À REABILITAÇÃO DE ESPORÕES NO CONCELHO

A cerimónia de consignação da obra de reabilitação dos esporões do Areão, Poço da Cruz e Sul realizou-se nesta segunda-feira, pelas 11:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Mira.

Esta obra, há muito necessária, é fundamental para a segurança das populações e, claro, para o turismo, atividade com grande peso na economia do Concelho, especialmente na Freguesia da Praia de Mira

O objetivo principal desta empreitada é a reabilitação do enraizamento daquelas estruturas de defesa do cordão dunar a norte a Sul do Areão, Poço da Cruz e frente urbana da Praia de Mira

Estes esporões, resultado da forte ondulação de sul e sudeste, apresentam rombos consideráveis. Esta situação tem suscitado muitas preocupações na comunidade local, o que levou este executivo a efetuar diversas diligências junto dos responsáveis pelo Ministério do Ambiente para que o problema fosse resolvido. O Executivo Municipal congratula-se pelo fato dos esforços envidados terem culminado com a realização destas obras tão necessárias..

Recorde-se que, durante o último inverno, a própria autarquia gastou 10 mil euros com trabalhos de proteção provisória do areal da Praia de Mira.

A empreitada, cuja conclusão está prevista para Dezembro próximo, no valor de 507 798,22 €, mais IVA, é financiada a 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Programa Operacional Valorização do Território, e a 15% pelo Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos.

ESPORÕES