Segunda Proposta para o “Orçamento Participativo 2016”

Projeto “Quinta Lúdico-Pedagógica Intergeracional”

banner-moveis-pascoa

1. Introdução:

O projeto propõe a requalificação das ex-instalações da Cooperativa Agrícola mirense, CRL (junto ao depósito da água), transformando o espaço um pouco “degradado” numa “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional”, com atividades para os mais novos e para os “menos novos” (seniores).

Para o desenvolvimento de algumas das atividades lúdico-pedagógicas será fundamental a criação de uma Horta Biológica, um Mercado Solidário e também uma Cozinha Pedagógica. Pretende-se que a comunidade envolvente usufrua do espaço, nomeadamente as crianças (creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo) e os idosos (utentes seniores dos centros de dia e lares de idosos).

Resumindo, a projeto enquadra-se na promoção de boas práticas pedagógicas e sociais, no fomento do diálogo intergeracional e na inclusão de cidadãos portadores de constrangimentos individuais.

2. Fundamentação:

Numa fase em que o afastamento das várias gerações é cada vez maior devido a alterações da dinâmica familiar, o projeto “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional” reconhece a importância que as atividades intergeracionais têm na transmissão de valores e divulgação de conhecimento.

Se por um lado as crianças e os jovens beneficiam de um aumento do interesse pela aprendizagem, de uma melhoria do relacionamento com uma geração mais velha e de uma desmistificação das representações sociais negativas, relacionadas com o envelhecimento, que têm vindo a emergir na nossa sociedade. Por outro lado, para os idosos, estas atividades fomentam a sua inclusão social, favorecem a sua auto-estima e promovem um envelhecimento ativo.

3. Objetivos:

Objetivos Gerais:

> Promover o convívio intergeracional entre os idosos e as crianças Objetivos Específicos: > Criar laços de afecto e solidariedade entre as crianças e os idosos; > Permitir a inclusão de cidadãos portadores de constrangimentos individuais; > Proporcionar momentos de partilha; > Transmitir temáticas de tradição popular.

4. Público-alvo:

Utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com valências de creche, centro de dia e lares de idosos e Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Mira.

5. Atividades a desenvolver:

> Horta Pedagógica; > Cozinha Pedagógica; > Mercado Solidário; > Atelier Alimentação Saudável; > Oficina de Segurança; Projeto “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional” Carlos Rosete | Lic. em Engenharia Alimentar / Téc. Superior ST > Jogos tradicionais (coletivos e individuais); > Expressão Plástica; > Expressão Musical; > Dança/Expressão Corporal; > Preservação da natureza; > Comemoração de Dias Temáticos.

6. Orçamento: 50.000 Eur

6.1. I > Instalações

Como o objetivo é a requalificação de uma infraestrutura propriedade do Município de Mira (ex-instalações da Cooperativa Agrícola Mirense, CRL) a formação de exploração proposta será a cedência através dum protocolo de colaboração, uma vez que o projeto é de cariz social sem fins lucrativos.

Para a requalificação das instalações e preparação do terreno afeto à Horta Pedagógica (situada nas traseiras da infraestrutura) prevê-se um custo estimado de 25.000 Eur. > Equipamentos

Para adquirir os equipamentos necessários ao funcionamento da Quinta (equipamento administrativo, horta pedagógica, etc.) prevê-se um custo estimado de 15.000 Eur.

6.2 Recursos Humanos

Para a organização/ coordenação das atividades propostas serão necessários os seguintes recursos humanos: > Um (a) Coordenador do projeto; > Um (a) administrativo (a); Para os recursos humanos (1º ano de funcionamento) prevê-se um custo estimado de 10.000 Eur.

As atividades na “Quinta Lúdica-Pedagógica Intergeracional” serão desenvolvidas em regime de voluntariado através de parcerias/ protocolos com Entidades Oficiais e Instituições/ Associações do Concelho.

.